28 de Marco de 2024 - Ano 10
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Educação
16/02/2017

Número de alunos do ensimo fundamental em tempo integral cai 46% em um ano

Foto: Divulgação

Queda drástica é revelada pelo Censo Escolar 2016, divulgado nesta quinta-feira

O Censo Escolar 2016, divulgado nesta quinta-feira, mostra uma enorme queda no número de matrículas no ensino fundamental de tempo integral. O índice caiu 46%, e o percentual de alunos em tempo integral passou de 16,7% em 2015 para 9,1% em 2016.

 

A queda assusta porque a educação em tempo integral é uma das mais importantes metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O desafio proposto é que ao menos metade dos alunos de toda a educação básica estude em tempo integral.


Os dados do censo, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também destacam que, em todo o ensino fundamental, a pior taxa de aprovação fica com o 6º ano, antiga 5ª série, etapa em que normalmente os estudantes têm 11 anos de idade.


A pré-escola no Brasil atende 5 milhões de crianças, normalmente entre 4 e 5 anos. E 24% deles frequentam a rede privada. Já o ensino fundamental conta com 10,4 milhões de alunos, dos quais 18% dos frequentam escolas particulares. A rede privada de ensino cresceu 34,9%, em oito anos.


No ensino médio, a rede estadual tem 6,9 milhões de alunos, assumindo uma participação de 84,8% no total de matrículas e concentrando 96,9% dos alunos de toda a rede pública. Por sua vez, a rede privada, que possui cerca de um milhão de alunos (12,5%), cresceu 4,5% em oito anos.

Até 24 de fevereiro, o Inep divulgará os microdados da pesquisa, que permitem leituras personalizadas sobre o acervo de dados disponíveis.


Base para formação de políticas


A pesquisa realizada anualmente pelo Inep, em articulação com as secretarias estaduais de educação, é obrigatória aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica. Os dados coletados constituem a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para a formulação, monitoramento e avaliação de políticas, e para a definição de programas e de critérios para atuação. Também subsidia o cálculo de vários indicadores, dentre eles o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


As estatísticas revelam a realidade da educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial, educação em tempo integral e educação profissional. O Censo Escolar traz resultados relativos ao número de escolas, de matrículas e de docentes organizados a partir do contexto em que o processo de ensino se dá, ou seja, considerando características como equipamentos, infraestrutura, espaços de aprendizagem, porte, localização, dependência administrativa e etapas de ensino.

 

O Globo

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