19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
17/08/2017

O 'dinossauro Frankenstein' pode ser o elo perdido entre herbívoros e carnívoros, afirmam cientistas

Foto: Divulgação

O "dinossauro Frankenstein", mais precisamente chamado Chilesaurus, intrigou especialistas quando foi descoberto, há dois anos.

Cientistas dizem ter resolvido o mistério sobre o chamado "dinossauro Frankenstein", um esqueleto encontrado no Chile em 2015 que parecia ser composto de partes de espécies diferentes.


Um novo estudo sugere que ele é, na verdade, o elo perdido entre dinossauros herbívoros, tais como o estegossauro, e dinossauros carnívoros, como o tiranossauro.

 

A descoberta lança luz sobre a evolução do grupo de dinossauros conhecidos como ornitísquios.

 

Veja também

 

Acidentalmente, cientistas criam galinha com cara de dinossauro


O estudo foi publicado no periódico Royal Society Journal Biology Letters.


Matthew Baron, estudante de doutorado da Universidade de Cambridge, explicou à BBC que sua pesquisa indica que o "dinossauro Frankenstein" foi um dos primeiros ornitísquios, um grupo que inclui animais mais conhecidos, como o chifrudo tricerátops e o estegossauro, que tem placas ósseas nas costas.


"Não temos ideia nenhuma de como o corpo dos ornitísquios começou a se desenvolver porque eles parecem muito diferentes de todos os outros dinossauros. Eles têm várias características incomuns", afirmou o cientista de Cambridge.


"Nos 130 anos desde que o grupo dos ornitísquios foi inicialmente reconhecido, nunca tivemos noção sobre a aparência deles, pelo menos até agora."

 

Dinossauro tem o tamanho de um cachorro (Foto: Reprodução)


O "dinossauro Frankenstein", mais precisamente chamado Chilesaurus, intrigou especialistas quando foi descoberto, há dois anos.


Ele tinha as pernas de um animal como o brontossauro, os quadris de estegossauro e os braços e o corpo de um animal como o Tiranossaurus rex.

 

Cientistas simplesmente não sabiam onde posicioná-lo na árvore genealógica de dinossauros.


Na árvore genealógica aceita atualmente, sempre se acreditou que o grupo de ornitísquios não estaria ligado aos outros grupos de dinossauros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Paleontólogos viam essas criaturas como um caso à parte. Mas uma revisão dessa árvore genealógica, proposta por Baron em março no periódico científico Nature, sugere que os ornitísquios estavam mais próximos de carnívoros como o tiranossauro do que se pensava anteriormente.


E foi após essa reconfiguração da árvore genealógica que permitiu que o "dinossauro Frankenstein" passasse de enigma a elo perdido.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.