28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/02/2018

O que é vaginite, saibas os tipos, como tratar e prevenir o problema

Foto: Reprodução

Ela é causada por supercrescimento de bactérias que geralmente estão presentes na vagina

A vaginite é um termo para qualquer infecção ou inflamação na vagina. Ela pode ser provocada por fungos. A mais comum é a vaginite por infecção pelo fungo “cândida” e, provavelmente, a forma mais conhecida de vaginite.

 

Ela ocorre quando o fungo cresce na vagina e produzem corrimento vaginal branco e espesso que geralmente não tem odor. Infecções por cândida geralmente fazem a vagina e vulva ficarem vermelhas e coçando.


Outro tipo de vaginite é a bacteriana, mais comum em mulheres na idade reprodutiva. Ela é causada por supercrescimento de bactérias que geralmente estão presentes na vagina.

 

Veja também 
 
Você pode perder dois quilos e meio só de ficar em pé: estudo comprova
 

Vaginose bacteriana freqüentemente causa corrimento vaginal leitoso e fino com odor de peixe. Muitas mulheres com vaginose bacteriana não apresentam sintomas e somente descobrem que a têm durante exame ginecológico de rotina.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Já a vaginite por tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível. Ela é causada por um parasita unicelular, que pode provocar coceira, queimação e sensibilidade na vagina e vulva, assim como sensação de queimação ao urinar. Muitas mulheres com tricomoníase não desenvolvem sintomas.


Há também a vaginite não-infecciosa, geralmente causada por reação alérgica ou irritação por sprays, gels, espermicidas ou outros produtos aplicados na vagina. Vaginite não-infecciosa pode causar queimação, coceira ou corrimento vaginal, mesmo que não exista infecção.

 

Como tratar – O tratamento para a vaginite é primeiro descobrir o seu tipo. O tratamento deve ser específico para o tipo de vaginite da paciente. É importante procurar um médico para que ele prescreva o tratamento adequado para o tipo de vaginite da paciente. Como alguns casos de vaginite não apresentam sintomas, é importante fazer exames ginecológicos regulares.


Segundo a ginecologista, do sistema Hapvida Saúde, Ana Larissa de Melo Bezerra, as infecções por fungos geralmente são tratadas com cremes ou óvulos anti-fungos colocados dentro da vagina.


A ginecologista orienta que o tratamento para vaginite por bactéria é realizado com antibiótico oral ou tópico. Já as formas de vaginite por doenças sexualmente transmissíveis precisam de tratamento médico imediato.


“É importante evitar contato sexual até que esteja tratada para prevenir a transmissão da infecção.

 

O parceiro sexual também precisará de tratamento. Clamídia e tricomoníase são tratadas com antibióticos. Já infecções por herpes genital e HPV não podem ser curadas, mas podem ser controladas com ajuda do médico e medicamentos”, informa a médica do Hpvida Saúde.

 

A vaginite não-infecciosa pode ser tratada interrompendo o uso do produto que causou a reação alérgica ou irritação. O médico também pode receitar pomada para ajudar a reduzir os sintomas. 

 

Foto: Reprodução 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.