28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
22/04/2019

Obra ‘A Reinvenção do Sertão’ tem lançamento na 3ª edição da Semana do Livro em Manaus

Foto: Divulgação

A Semana é realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com instituições de ensino superior de Manaus, e este ano homenageia o escritor Guimarães Rosa

Com uma programação diversificada, inicia nesta segunda-feira, 22, a 3ª edição da Semana do Livro, em alusão ao Dia Internacional do Livro (23 de abril). Entre as atividades, acontecerá o lançamento do livro “A Reinvenção do Sertão: a estratégia organizacional de Canudos”, de autoria do professor doutor Paulo Emílio Matos Martins, da Universidade Federal Fluminense.


A Semana é realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com instituições de ensino superior de Manaus, e este ano homenageia o escritor Guimarães Rosa. Durante três dias, de 22 a 24/4, o professor Paulo Emílio apresentará a sua obra ao público de Manaus.


“A Reinvenção do Sertão” estabelece novos pontos de vista sobre a história da guerra no sertão entre os jagunços de Antônio Conselheiro e as forças do poder institucionalizado. Extrai do fenômeno novas premissas e mostra o quanto a administração tem a aprender – e a contribuir – com a pesquisa sobre formas organizacionais de movimentos políticos e comunitários brasileiros.


Veja também

Andamento do Plano de Obras de em Manaus é avaliado


De acordo com o professor amazonense José Seráfico, um dos idealizadores da Semana do Livro, esta não é a primeira vez que Paulo Emílio Matos Martins vem a Manaus e destacou que o professor tem muito o que dizer, não apenas a estudantes e professores de Administração, como aos que se preocupam com o pensamento social brasileiro.


“Diferentemente de muitos de seus colegas, Paulo Emílio entende o caráter social do fenômeno administrativo. Daí seu interesse pela contextualização desse fenômeno e das relações que ele tem com o pensamento social. Assim, e como conhecedor profundo da obra de Euclides da Cunha e da Guerra de Canudos, interessou-se por identificar as formas como foi organizado e posto a funcionar o arraial dirigido pelo beato Antônio Conselheiro, nos sertões da Bahia”, destacou José Seráfico.


O lançamento, venda e sessão de autógrafo do livro acontecerá em três momentos diferentes. Na segunda-feira, às 17h30, no Les Artistes Café Teatro, Centro; Na terça-feira, 23/4, 21h20, no Centro Universitário do Norte (Uninorte), às 21h20, e na quarta-feira, 24, às 11h30, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O professor Paulo Emílio também participará de mesas de debates.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Semana do Livro 2019


Uma semana de intensa programação acadêmica cultural promete movimentar estudantes, professores e interessados em literatura de um modo geral para lembrar as várias facetas de Guimarães Rosa: contista, novelista, romancista e diplomata.


O evento inicia nesta segunda-feira, 22, às 14h, no Les Artistes Café Teatro, e vai até sexta-feira, 26, em mais quatro locais diferentes com programação simultânea na Ufam; Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Uninorte e Casarão de Ideias. A programação completa está disponível em: https://vivamanaus.com/semanadolivro2019/ .

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.