29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
31/05/2019

Onde está o inimigo?, pergunta o sociólogo Lúcio Carril, em artigo sobre a luta de classes. Vale a pena ler

Foto: Reprodução / Facebook

Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Sei que não é fácil entender como a sociedade moderna se organiza e qual o papel do indivíduo nesta história toda. 

 

Mas também sei que essa compreensão não é privilégio de meia dúzia de letrados e pode vir a fazer parte da vida de todos que questionam sua existência e queiram romper com o ciclo vicioso da desigualdade social.


Não basta ser rico para ser burguês, pois a burguesia enquanto classe social se constitui não somente do acúmulo do capital, mas de valores culturais e morais de dominação, com os quais forma seu arcabouço ideológico.


Não basta ser pobre para ser proletário, já que encontramos uma maioria sem consciência de classe, vitimizada pela ideologia dominante e parte instrumental do seu poder.


Ora, diante de tais constatações entendemos o tamanho da nossa tarefa no processo histórico e não podemos esquecer que a sociedade continua se dividindo em classes sociais e que os inimigos de classe estão longe e próximos de nós.

 

Do lado de lá é fácil identificar, mas do lado daqui eles caminham juntos, muitas vezes disfarçados de aliados e companheiros, porém reproduzindo todos os valores da ideologia dominante.

 

Há, também, aqueles com identidade econômica e que se transformaram em algozes da sua classe por opção, perfídia ou insignificância existencial.

 

Estes, precisamos combater como inimigos de classe. Fora deste fluxo, devemos fazer a boa disputa pelas mentes e corações de todos. 

 

*Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.