24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/06/2018

Operação da Interpol contra tráfico ilegal apreende mais de 30 mil animais

Foto: Interpol

Ações coordenadas em 92 países identificaram cerca de 1.400 suspeitos

 Uma operação internacional contra o tráfico ilegal de madeira e animais resultou na apreensão de mais de 30 mil animais vivos, além de toneladas de carne, peles e carcaças, marfim e madeira. Batizada como “Thunderstorm”, a ação foi realizada entre os dias 1 e 31 de maio.

 

De acordo com a Interpol, foram mobilizadas polícias, alfândegas e agências ambientais de 92 países, com 1.974 apreensões e a identificação de aproximadamente 1.400 suspeitos, que foram presos ou se tornaram alvo de investigações.

 

Veja também 

Prefeito abre Semana do Meio Ambiente e cria área de proteção para o Sauim-de-Manaus


— A Operação Thunderstorm resultou em apreensões significativas em nível global, mostrando como operações coordenadas podem maximizar o impacto — afirmou o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock. — Por revelar como os grupos traficantes utilizam as mesmas rotas usadas por outras áreas do crime, normalmente envolvendo sonegação fiscal, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes violentos, a operação envia uma mensagem clara aos traficantes de animais que a comunidade internacional de agentes da lei está atrás deles.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Um dos casos mais impressionantes foi a apreensão de quatro toneladas de escamas de pangolim pelas autoridades marítimas do Vietnã, num navio que chegava no país vindo da República Democrática do Congo. Todas as oito subespécies do animal, típicas da África e da Ásia, estão ameaçadas de extinção. Suas escamas são valorizadas pela medicina tradicional oriental, fazendo com que o pangolim seja o mamífero mais traficado em todo o mundo.

 

Policial canadense inspeciona pele de urso polar apreendida (Foto: Interpol)


Ao todo, foram apreendidas 43 toneladas de carne de animais silvestres, incluindo ursos, elefantes, crocodilos e zebras; 1,3 tonelada de marfim cru e processado; e carcaças de sete ursos, incluindo dois ursos polares; além de 27 mil répteis, sendo 869 jacarés ou crocodilos, 9,5 mil tartarugas e 10 mil cobras; mais de 4 mil pássaros, incluindo pelicanos, avestruzes, papagaios e corujas; 48 primatas; e 14 grandes felinos, entre eles leões, tigres, leopardos e onças.

 

Carga ilegal de filhotes de papagaios foi

apreendida no México (Foto: Interpol)


Em alguns casos, os traficantes contaram com apoio de funcionários de empresas aéreas, como no caso de dois comissários de bordo presos em Los Angeles transportando tartarugas vivas em seus bagagens pessoais num voo para a Ásia. Em Israel, um tailandês aguarda deportação após investigações de fotos de caça publicadas em redes sociais descobrirem, em sua casa, carcaças de vários animais selvagens. No Canadá, autoridades interceptaram um contêiner com 18 toneladas de carne de enguias, indicadas como originárias da Europa, mas pescadas ilegalmente na Ásia.


Agências de inteligência monitoraram o tráfico internacional de animais antes do início da operação, identificando pontos de ação, que incluíram alfândegas terrestres, marítimas e em aeroportos e reservas ambientais. Carros, caminhões e embarcações suspeitos foram vistoriados com apoio de cães farejadores e escaneres de raios-X. Os resultados serão analisados para gerar novas informações para futuras operações.


— Nenhum país, região ou agência é capaz de impedir o tráfico ilegal de animais sozinho — afirmou Ben Janse van Rensburg, secretário da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES). — A ação coletiva ao longo de estados fonte, de trânsito e de destino é essencial. A Operação Thunderstorm é testemunha do que podemos alcançar se todos trabalharmos juntos.


O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.