28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
07/06/2018

Oposição denuncia negligência de órgão de emergência após erupção do Vulcão de Fogo que deixou 99 pessoas mortas

Foto: JOHAN ORDONEZ / AFP

Bombeiros retiram vítimas de vilarejo devastado após erupção do Vulcão de Fogo

A oposição ao governo da Guatemala acusa a agência de emergência do país de ter falhado na resposta à erupção do Vulcão de Fogo, que deixou ao menos 99 pessoas mortas desde domingo.

 

Segundo o grupo de parlamentares, a Conred (Coordenação Nacional para a Redução de Desastres de Guatemala) não emitiu alertas suficientes e a tempo adequado para a explosão da lava e da nuvem tóxica — naquela que seria a pior atividade da cratera em 44 anos.

 

O congressista Mario Taracena, ex-presidente da Câmara nacional, frisou que o governo deve investigar se houve crime de negligência na atuação da agência. Os opositores querem que o chefe da Conred seja demitido em função das "graves consequências" do descuido com os alertas sismológicos.

 

Veja também 
 
 
Tiros são disparados em escola no Texas; há entre 8 e 10 mortos, segundo xerife
 

Desde domingo, quando o vulcão passou a expelir os gases tóxicos, 99 pessoas foram declaradas mortas. Destas, apenas 25 foram identificadas até esta quinta-feira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Outras 192 permanecem desaparecidas. A oposição questiona se a ordem de evacuação emitida pela Conred foi clara o suficiente para os moradores da região. Vilarejos foram devastados pelas cinzas e pela lama vulcânica.

 

O Instituto Nacional de Sismologia e Vulcanologia considera que emitiu um alerta revelante com tempo suficiente para a remoção dos residentes, diz a rede britânica "BBC". O órgão ressalva que a responsabilidade por eventuais falhas na evacuação recai sobre a agência de emergência Conred, que não teria respondido adequadamente aos avisos.

 

 

Uma mensagem da Conred publicada no Twitter na manhã da erupção mostra que a agência frisava não ser necessário esvaziar a área posteriormente afetada pelo vulcão.

 

 

Policial cai enquanto corre de nuvem tóxica na Guatemala 

O Vulcão de Fogo, um dos mais ativos da América Latina, continua a expelir cinzas e rochas magmáticas. A erupção causou a remoção de cerca de 12 mil pessoas — uma em cada quatro está em abrigos temporários. 

 

Foto de satélite mostra antes e depois de erupção em área da Guatemala.

( Fotos: DIGITALGLOBE / REUTERS )

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.