16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
23/10/2018

OUTUBRO ROSA - Amazonas terá, ao ano, 41 casos de câncer de colo uterino para cada 100 mil mulheres

Foto: Divulgação

A estatística brasileira prevê cerca de 15 casos para o mesmo grupo populacional

Uma projeção realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinada ao Ministério da Saúde (MS) alerta que, uma média de 41 diagnósticos para cada 100 mil mulheres do Amazonas devem desenvolver o câncer de colo uterino neste ano e em 2019.



Para o cirurgião oncológico e parceiro da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Manoel Jesus Pinheiro Júnior, o dado é considerado preocupante uma vez que o número representa mais que o dobro da estatística brasileira, que prevê cerca de 15 casos para o mesmo grupo populacional, denominado taxa bruta de incidência.

 

Leia mais 

Mulheres com esta condição podem ter enxaquecas ainda mais fortes e doloridas

 

A projeção ressalta ainda, que são 1.680 casos estimados para o biênio 2018/2019, no Amazonas, uma vez que a estimativa do órgão é atualizada a cada dois anos.

Manoel Jesus Pinheiro explica que a doença é adquirida, em quase 100% dos casos, por contaminação do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), transmitido por via sexual. Apesar de haver mais de 100 tipos do vírus, pelo menos 13 deles são considerados oncogênicos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

“A vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes e o uso do preservativo, além do fortalecimento das campanhas de prevenção podem reduzir a incidência da doença e também a mortalidade, que é considerada alta no Amazonas”, explicou o especialista.

 

Diagnóstico 

 

O diagnóstico do câncer de colo uterino é feito através do Papanicolau e de avaliação clínica, além da análise patológica de tecido retirado via biópsia direto do local.
 

Assessoria Lacc

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.