29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
04/09/2015

Pai de menino sírio que morreu afogado enterra filhos e mulher em Kobani

Foto: Murad Sezer / Reuters

Abdullah Kurdi recebeu um convite oficial das autoridades canadenses para ir ao país, mas recusou a viagem

O menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, que morreu durante uma viagem da Turquia para a Grécia e se transformou em um símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio, foi enterrado nesta sexta-feira, 4, em Kobani, sua cidade-natal, ao norte da Síria, informou a imprensa turca.

 

A família do garoto saiu da cidade, sitiada durante meses pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), em uma tentativa de emigrar para o Canadá, onde vive uma tia dele.

 

Mas Aylan, seu irmão e sua mãe não conseguiram sobreviver à travessia no Mar Mediterrâneo e morreram afogados, assim como outros nove sírios que estavam a bordo do barco que saiu da cidade turca de Bodrum.

 

Os corpos foram levados para Istambul ontem à noite por uma companhia aérea turca e de lá foram transferidos para Sanliurfa, cidade localizada no extremo sul da Turquia.

 

Depois eles seguiram para Suruc, cidade turca fronteiriça com Kobani, sob estritas medidas de segurança e acompanhados pelo pai, Abdullah Kurdi, que não quis mais continuar sua viagem até o Canadá, mesmo tendo sido convidado oficialmente pelas autoridades do país.

 

Vários jornalistas locais em Suruc informaram que havia oficiais do departamento turco de Imigração e psicólogos acompanhando o pai. Veículos policiais escoltaram o comboio até a passagem fronteiriça de Mursitpinar, onde os corpos foram transferidos para Kobani.

 

Abdullah agradeceu às autoridades turcas pela ajuda e declarou estar "muito triste". "Como pai que perdeu seus filhos, a única coisa que quero é que acabe esta dor e que acabe a guerra na Síria", declarou.

 

FOTO DE MENINO SÍRIO MORTO EM NAUFRÁGIO É CAPA DE JORNAIS PELO MUNDO

 

Foto: Reprodução

 

Fonte: Estadão

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.