18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
21/09/2018

Papa aceita renúncia de mais dois bispos chilenos investigados por suspeita de abuso sexual

Foto: Reprodução

São, atualmente, 119 por casos de suspeita de abuso sexual por parte de membros da Igreja contra menores e adultos desde os anos 1960

O Papa Francisco aceitou nesta sexta-feira a demissão de mais dois bispos do Chile, país que investiga diversos casos de abuso sexual cometidos pelo clero, anunciou o Vaticano em um comunicado.


A Igreja Católica chilena está no meio de uma crise desde a visita do Papa no início deste ano e da multiplicação de inquéritos envolvendo abuso sexual. São, atualmente, 119 por casos de suspeita de abuso sexual por parte de membros da Igreja contra menores e adultos desde os anos 1960.


De acordo com a nota da Santa Sé, deixam o cargo dom Carlos Eduardo Pellegrin Barrera, de 60 anos, que atuava em San Bartlomé de Chillan, e dom Cristián Enrique Contreras Molina, da diocese de San Felipe. Os dois estão sendo investigados por suspeita de abuso sexual. Eles foram substituídos por administradores apostólicos interinos.


Veja também

Guedes cancela mais dois eventos após Bolsonaro determinar o 'silêncio' na campanha


Em 18 de maio, a conferência episcopal chilena anunciou que os 34 bispos que foram a Roma se reunir com Francisco lhe apresentaram seu pedido de demissão.


O Pontífice já havia aceitado a renúncia de outros cinco bispos chilenos, punindo, assim, uma hierarquia da Igreja acusada por vítimas de acobertarem os crimes.

 

Os bispos Carlos Eduardo Pellegrín Barrera, da diocese de San Bartolomé de Chillán,

e Cristián Enrique Contreras Molina, da diocese de San Felipe

(Foto: Diocese de Chillán / Divulgação / Youtube)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Entre as demissões acolhidas por Francisco à época, está a do polêmico dom Juan Barros - acusado de ter acobertado as ações de um padre pedófilo. Em sua viagem ao Chile em janeiro deste ano, o Papa chegou a defendê-lo, em um primeiro momento.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.