18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
03/05/2019

Parasita de 99 milhões de anos é encontrado preservado em âmbar. CONFIRA

Foto: Reprodução

Além da descoberta do piolho-de-cobra preservado, foram encontrados no mesmo pedaço da resina 528 artrópodes

O fóssil de um piolho-de-cobra de 99 milhões foi encontrado preservado em uma pedra de âmbar, em Myanmar. O artrópode da classe diplóide é tão único que os especialistas tiveram de criar uma subordem própria para ele. A espécie foi nomeadaBurmanopetalum inexpectatum.

 

O exemplar é o primeiro fóssil de um milípede pertencente à ordem Callipodida já encontrado, e é menor do que seus parentes da mesma época — apenas 8,2 milímetros. A descoberta também ajuda na compreensão de quando a espécie apareceu, sugerindo que esse grupo de artrópodes deve ter evoluído há pelo menos 100 milhões de anos.

 

Veja também

Homem descobre que sua esposa o traia com o genro e se vinga usando cabo de esfregão, na Argentina

 

"Foi uma grande surpresa para nós que este animal não possa ser colocado na atual classificação de milípedes", disse o principal autor do estudo, professor Pavel Stoev, em comunicado. "Apesar de sua aparência geral ter permanecido inalterada nos últimos 100 milhões de anos, como nosso planeta sofreu mudanças dramáticas várias vezes nesse período, algumas características morfológicas na linhagem Callipodida evoluíram significativamente."

 

De acordo com o co-autor do estudo, Dr. Thomas Wesener, apenas 12 espécies de diplóides da Era Mesozóica — um período de 185 milhões de anos — foram encontradas até então, mas as expectativas crescem com novas descobertas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter

 

(Foto: Reprodução)



 Isso porque o âmbar em que Burmanopetalum inexpectatum foi encontrado contém mais 528 milípedes, que vem sendo investigados: "Nos últimos anos, quase todas as 16 ordens vivas de milípedes foram identificadas neste âmbar de 99 milhões de anos de idade. Os belos dados anatômicos apresentados por Stoev mostram que Callipodida agora se junta ao clube", disse Wesener.

 

Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.