28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
26/04/2017

Parcerias entre Prefeitura e IDAM, ADAF e IFAM aumentam a força da agropecuária em Benjamin Constant

Foto: Divulgação

A agropecuária local já apresenta mudanças nesses quatro primeiros meses de 2017

As parcerias institucionais celebradas entre a Prefeitura de Benjamin Constant, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Fomento a Micro e Pequena Empresa (SEMAF) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Instituto Federal do Amazonas – Campus Tabatinga (IFAM) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), vem mudando a imagem do setor primário do município. A agropecuária local já apresenta mudanças nesses quatro primeiros meses de 2017.


Através da articulação e celebração de acordos de cooperação entre as instituições locais e territoriais, o setor já apresenta resultados positivos.

 

Isso pode ser notado em várias pontos, como o fortalecimento dos programas sociais PAA, Preme e PNAE, numa maior confiabilidade na compra e consumo de carne bovina, no aumento de visitas técnicas, na disponibilidade de materiais propagativo (mudas), na produtividade em quantidade e qualidade, em capacitações, no controle de produção e comercialização na feira e mercado, no escoamento da produção dos agricultores, na facilidade de compra de insumos como sementes (Programa Compra Coletiva) e elaboração de projetos para captação de recursos.

 

Veja também 

Ipixuna recebe balsa com ajuda humanitária do Governo, e afetados pela enchente serão atendidos na segunda fase


O IDAM é o parceiro mais próximo, não só pela sua sede está ao lado da SEMAF – facilitando ainda mais a parceira, mas na ações conjuntas realizadas. A importância do Instituto é vista por exemplo, no Programa da Merenda Escolar, o PNAE, em parceria com o IDAM a Prefeitura Municipal consegue adquirir produção da agricultura familiar para a regionalização, pois a necessidade da Carteira de Produtor Rural e Dap (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que são documentos prioritários nos projetos de venda de produtos alimentícios.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Junto ao IDAM também são realizadas as ações de produção de mudas frutíferas no viveiro municipal, visitas técnicas nas propriedades e comunidades, demonstração de métodos levando agricultores, estagiários e técnicos para locais de produção e mostrando na prática o sistema, bem como na elaboração de projetos de captação de recursos.


O gerente do IDAM no município, Eliandro Ribeiro, cometa a parceria. “O IDAM há mais de vinte anos vem apoiando o setor primário no Estado e posteriormente aqui em Benjamin Constant. Atualmente estamos trabalhando em parceria com a prefeitura, o IFAM e a UFAM.

 

Estamos muito satisfeitos com as ações e esperamos promover e interagir ao longo dos próximos anos, fortalecendo o setor e buscando sempre a melhoria do produtor, seja realizando financiamentos via AFEAM, seja emitindo os documentos necessários para venda dos programas sociais ou assistindo essas famílias.”


Com a ADAF a parceira vem na fiscalização em defesa do consumidor de produtos agropecuários e vegetais. Atualmente a parceria vem dando frutos no matadouro municipal, onde junto ao médico veterinário da SEMAF, é feito todo um controle de abate do gado, onde se inicia com a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e o gado só é abatido mediante esse documento. A ADAF realiza vistorias no matadouro e no abate dos animais periodicamente.


Outra importante Instituição parceira é o IFAM, que vem apoiando em conjunto com a SEMAF e o IDAM, as ações integradas do setor. O instituto entre diversos apoios disponibiliza um técnico de campo para auxiliar nas atividades da secretaria, logística com viagens as comunidades, corpo técnico (professores) para a formação e elaboração de projetos para captação de recursos, além de assistência técnica especializada.


No decorrer do trajeto as parcerias vão se fortalecendo e solidificando, ainda mais com a chegada do Projeto Solimões Sustentável, que promove o desenvolvimento sustentável do território, inclusive em Benjamin Constant. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.