25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
07/01/2018

Partos por cesáreas podem estar afetando a evolução humana, sugere estudo. VEJA

Foto: Reprodução

Contudo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Viena acredita que a popularidade do procedimento pode começar a alterar o curso da evolução humana

Quando pensamos em evolução humana o que geralmente vem a mente é um processo lento que ocorre dentro de um período de milênios. No entanto, este nem sempre é o caso.

 

Um estudo publicado em 2016 sugeriu que o sucesso dos nascimentos cesarianos na segunda metade do século XX poderia estar influenciando a evolução humana, segundo informações da Smithsonian.

 

Desde a Segunda Guerra Mundial, graças aos avanços cirúrgicos, as cesáreas tornaram-se cada vez mais populares e seguras. Embora tenha sido criada como uma opção de emergência, ela agora virou alternativa para as mulheres que temem as dores do parto normal.

 

Veja também 
 
Você é inteligente demais para fazer dieta? Esses conselhos de saúde são para você
 

Apenas no Reino Unido, cerca de um quarto das mães dão à luz por meio de cesárea, enquanto nos EUA, um terço. Contudo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Viena acredita que a popularidade do procedimento pode começar a alterar o curso da evolução humana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

No estudo, publicado na revista Proceedings of the Natural Academy of Sciences, eles sugerem que uma das razões mais comuns para as mulheres optarem por cesáreas é a pelve estreita. E, de acordo com os pesquisadores, o número de bebês “grandes” aumentou 20% desde que o método começou a ser utilizado.

 

Segundo o biólogo teórico e principal autor do estudo, Philipp Mitteroecker, em entrevista à BBC, este tipo de complicação é uma das muitas razões para a qual esse tipo de cirurgia foi projetada. No entanto, antes da invenção da cesariana, esta condição que era mortal, significava que os genes dificilmente eram transmitidos através das gerações.


“Sem a intervenção médica moderna, tais problemas eram frequentemente letais e isso, de uma perspectiva evolutiva, seletivo“, explicou Mitteroecker. “As mulheres com uma pelve muito estreita não teriam sobrevivido ao nascimento há 100 anos. Eles fazem isso agora e transmitem seus genes codificando uma pelve mais estreita para suas filhas”.

 

Entretanto, os pesquisadores enfatizam que o estudo é preliminar e, portanto, não podemos saber com certeza se de fato uma mudança evolutiva está acontecendo. “A equipe de Mitteroecker não produziu nenhuma evidência de que está acontecendo.

 

O estudo foi o trabalho teórico, com base em conectar figuras observadas para a taxa de parto obstruído em seus modelos“, lembrou Clare Wilson, da The New Scientist.

 

Ainda, o aumento que a equipe previu é pequeno, de cerca de 3% para aproximadamente 3,6% nos dias atuais, e há muitos outros fatores que podem interferir nas conclusões.

 

Por exemplo, muitas mulheres estão tendo bebês mais tarde na vida, o que significa que estão dando à luz quando seus corpos são menos flexíveis. Além disso, o peso e outros problemas de saúde também podem desempenhar um papel importante para um médico recomendar a cirurgia.

“Eu acho que coisas mais importantes nesta questão da evolução é o fato de que a diabetes está se tornando muito mais comum em uma idade mais jovem, então vemos muito mais mulheres ainda em idade reprodutiva com diabetes“, disse Daghni Rajasingam, um consultor de obstetrícia e porta-voz do Royal College of Obstetricians. “Isso tem consequências sobre o fato de precisarem ou não de uma cesariana“.

 

Embora os cientistas apontem para o vínculo, a verdade é que a cesariana, desde que começou a ser utilizada, já salvou muitas vidas. No entanto, vale lembrar que é importante entendermos melhor a história por trás da evolução de nossa espécie. 

 

Fotos: Reprodução 

 

Jornal Ciência

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.