Notícias

Compartilhar Imprimir

Política no Amazonas

18/04/2019

Paulo Guedes manda a ZFM 'se danar' e parlamentares reagem. 'O governo não terá vida fácil na CAE', avisa Omar Aziz

Compartilhar:

Foto: Reprodução

Senador Omar Aziz ficou indignado com o ataque do ministro Paulo Guedes à Zona Franca de Manaus

Finalmente o ministro da Fazenda Paulo Guedes mostrou sua completa ojeriza ao modelo Zona Franca de Manaus.

 

Em entrevista à Globo News, na noite de quarta-feira (18), ele defendeu suas ideias liberalizantes da economia e, de forma taxativa, declarou: “A Zona Franca de Manaus que se dane, o importante é o Brasil”, respondendo a uma pergunta da jornalista Miriam Leitão.


Diferente do ex-presidente Michel Temer (MDB), que minou o polo de concentrados de refrigerantes da ZFM diminuindo de 20% para 4% a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Guedes usou a Globo News para mandar o recado de que joga pesado contra os incentivos fiscais que sustentam o modelo.


Dissimulado, Temer recorreu a decreto para, primeiramente, elevar para 12% a alíquota no primeiro semestre de 2019 e descer para 8% no segundo semestre. Para 2020, a alíquota voltaria ao porcentual de 4%. Ou seja, já que o modelo é garantido pela Constituição, nada mais sutil do que sangrar os percentuais da alíquota do IPI para colocar a ZFM em agonia.


Paulo Guedes, entretanto, prefere ser direto, deixando claro que suas declarações à Globo News darão o tom sobre como o governo Jair Bolsonaro (PSL) conduzirá a questão dos incentivos fiscais com relação à ZFM na reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. Ele promete zerar os incentivos concedidos à ZFM.


Indignados com o ministro, os senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), juntamente com os deputados federais Sidney Leite (PSD) e Marcelo Ramos (PR), e o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), reagiram às declarações de Guedes à Miriam Leitão.


Presidente da poderosa CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, Omar Aziz disse que "o Governo Federal não terá vida fácil se o ministro não mudar sua postura radical quanto ao Amazonas e o Polo Industrial de Manaus (PIM). Valério e Leite acusaram Guedes de querer “matar a ZFM por asfixia”, enquanto Ramos atacou: “Parece que o Amazonas não é Brasil”. Para Serafim, “o ministro é um ignorante, não conhece a ZFM e muito menos o Brasil”. 

Comentários

Marco Aurelio - 18/04/2019
Eu avisei aos incaltos.esse governo aí talquei.ta colocando o país no abismo.e há um alçapão lá.adeus
Gama - 18/04/2019
Informem para esse ministro ignorante que o Amazmonas tá acima dele e de toda a ignorância com que ele trata nosso estado. Como economista ele deveria saber como a somos vistos aos olhos do mundo , ele é um insignificante perante nosso estado e principalmente nosso povo. Que a arrogância dele pode ser o fim de um governo que tem de tudo pra melhorar nosso país.
james - 18/04/2019
alem de degradar a floresta e perdermos uma uma riqueza incalculável com extinção da biodiversidade também teremos um vazio populacional, um ÊXODO POPALCIONAL que migrará para a região suldeste que ja sofre com o inchaço populacional e COM VAI JUNTO UMA SERIE DE PROBLEMAS COMO A CRIMINALIDADE, SAUDE E ETC...
Jão - 18/04/2019
Wilson Lima & Bolsonaro. Votamos bem.
Solange Santos - 20/04/2019
O povo do Estado do Amazonas votou nesses merdas, agora terão que aturar. Só essa declaração já irá fazer os investidores desistirem de colocar dinheiro na ZFM. Mesmo que esse bosta não faça nada do que diz, o prejuízo já está dado, na hora mais errada possível. Mas os amazonenses merecem, pois receberam tanto apoio do PT e na hora de votar, votaram no Bozo.

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.