28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
16/03/2019

Pegou sol e ficou com marca da camisa? Saiba como deixar o tom de pele uniforme

Foto: Reprodução

Isto pode ser resultado do uso inadequado ou não aplicação de protetor solar

As marcas que a maioria quer levar do verão é uma pele bonita e bronzeada, com a marquinha de biquíni ou da sunga. Mas, o que acontece com frequência, é terminar a estação mais ensolarada do ano com um bronze desigual. Quem nunca ficou com marca de óculos escuro, de blusa ou do calçado que costuma usar? Isto pode ser resultado do uso inadequado ou não aplicação de protetor solar.

 

— A pele leva de 21 a 28 dias para passar pelo processo completo de renovação, quando o tom vai se normalizar. Até lá é preciso insistir naquele cuidado que deveria ter sido tomado antes da exposição, o uso do protetor solar — aconselha Violeta Tortelli, membro da diretoria da Seção Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ).

 

Veja também 

Sofrendo com a ressaca? Veja 4 dicas implacáveis para resolver o problema neste Carnaval


Cada área do corpo se regenera de maneira diferente: as células do rosto se renovam mais rapidamente do que as das pernas, por exemplo. Para quem deseja acelerar esse processo, a indicação é procurar a orientação de um dermatologista para aplicar um dos procedimentos que encurtam o tempo de renovação celular.

 

— Além cremes que ajudam a rejuvenescer a pele, existem os peelings corporais e faciais e os lasers. O laser ideal é aquele que entrega a energia de forma rápida quebrando as moléculas do pigmento da mancha (melanina) sem causar danos para a superfície da pele. Temos, como exemplo, os lasers de nanossegundos — orienta Simone Veloso, professora da Unirio e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Quem faz procedimentos para clarear a pele e deixá-la uniforme, não pode se expor ao sol e deve manter a pele bem protegida com protetor solar de alto FPS.

 

A esfoliação caseira não é recomendada para uniformizar o tom da pele, já que pode agredir ainda mais o tecido que já foi lesionado pelo sol.

 

De acordo com as especialistas, uma colher de chá de protetor solar é o suficiente para passar no pescoço e no rosto. O produto deve ser bem espalhado e reaplicado a cada três horas. Para aumentar a proteção, recomenda-se passar por cima um protetor com cor ou maquiagem com proteção solar.

 

Como manter a pele saudável


Hidratante

 

É fundamental deixar a pele sempre hidratada. Recomenda-se passar o hidratante sempre após o banho. Cada pessoa deve escolher o produto de acordo com a sua pele: não use o mesmo hidratante para o rosto e o resto do corpo

 

Protetor solar

 

Quanto mais alto o FPS que protege contra os raios UVB, melhor para a sua pele. Na hora de comprar o produto, deve-se ficar atento também ao PPD, que protege dos raios UVA. O PPD deve ser pelo menos um terço do FPS, ou seja, se o FPS do seu protetor é 30, o PPD deve ser de 10.

 

Alimentação

 

Alimentos ricos em substâncias como o betacaroteno ajudam a manter um bronzeado bonito, além de diminuir a agressão do sol à pele. Cenoura, mamão e abóbora, por exemplo, possuem grandes quantidades desta substância. Recomenda-se também incluir na comida as vitaminas C e E, encontradas na laranja e nas castanhas, respectivamente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter

 

Protetor solar oral

 

Estes comprimidos potencializam a proteção oferecida pelo protetor solar tópico. Normalmente, são feitos à base de antioxidantes e anti-inflamatórios. Seu uso deve ser recomendado por um(a) dermatologista.

 

Consultas regulares

 

Para deixar a pele 100%, é preciso se consultar regularmente com um(a) dermatologista. Apenas o especialista poderá dar dicas e recomendações específicas para o seu tipo de pele.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.