23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
22/10/2016

Pesquisa mostra importância dos insetos para o meio ambiente

Foto: Érico Xavier/Fapeam

Projeto é executado no âmbito do PCE da Fapeam, por estudantes do Ensino Médio

Projeto científico desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) tem o objetivo de mostrar que os insetos têm a sua importância no ciclo da vida. Intitulado “Desmistificando Insetos”, a pesquisa é realizada por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Araújo, que fica no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

 

Um dos bolsistas do programa, o estudante Ícaro Bruno, de 16 anos de idade, do 2º ano do Ensino Médio, explicou que no meio econômico, insetos como as abelhas contribuem na produção de mel, geleia real e cera por meio da colmeia. Já no segmento cultural, ele citou a tribo Sateré-Mawé, que utiliza a formiga da espécie tucandeira em rituais de passagem de jovem para a vida adulta. “No campo medicinal é possível saber os malefícios que os insetos trazem. No meio ecológico os insetos fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento ou se alimentando. Eles também controlam o crescimento de plantas e até permitem que algumas não sejam extintas”, contou o estudante.

 

Para o bolsista Jhonnyivan Barroncas, de 17 anos de idade, do 3º ano do Ensino Médio, o projeto o ajudou a enxergar os insetos com outra visão. Após o estudo, ele afirma ter se interessado mais pela disciplina de biologia e descobriu vários mitos em relação aos “bichinhos”. “Eu tinha medo de alguns isentos, como abelhas e borboletas, mas após conhecer esse mundo descobri o verdadeiro papel deles nesse ciclo e na biologia, o que me fizeram mudar de opinião”, disse ele.

 

A coordenadora do projeto, Alice Gomes Lima, professora da disciplina de biologia na escola, informou que o projeto surgiu para esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao mundo dos insetos. “Muita gente acha que os insetos são um ‘bicho de sete cabeças’, que atacam e causam doenças. Queremos desmitificar esse conceito e mostrar o outro lado”, argumentou a orientadora.

 

 

Legado - A equipe é formada por cinco bolsistas de iniciação científica júnior: Ícaro Bruno, Rodrigo Garcia, Jhonnyivan Barroncas, Gustavo Castro e Adonay Benezar. Além do auxilio de dois apoios técnicos, Jacó Rodrigues e Adriano Bentes, que ajudam os estudantes na pesquisa.

 

Os bolsistas planejam até o final do projeto, que encerra no mês de dezembro deste ano, montar uma coleção entomológica com várias espécies de insetos. Para isso, já fizeram coletas na Reserva Ambiental do Tarumã e programam outra excursão para o município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), ainda neste mês.

 

Até o momento, os cientistas juniores já coletaram insetos como: besouros, vespas, formigas, abelhas, jacintas borboletas e mariposas. No encerramento do projeto, os bolsistas irão apresentar o resultado do estudo à comunidade escolar. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.