29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
21/06/2018

Pessoas da faixa etária entre 20 a 29 anos apresentam maior incidência de casos de sarampo em Manaus

Foto: Reprodução

Os dados revelam que no período de uma semana, o número de registros na faixa etária de 20 a 29 anos, passou de 188 para 300

A Prefeitura de Manaus está reforçando o alerta para a necessidade de vacinação contra o sarampo de pessoas dos grupos prioritários que ainda não tenham recebido o imunobiológico.

 

Dados do Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo nº 15, divulgado na última terça-feira, 19/6, pela Sala de Situação de Vigilância em Saúde, dão conta de que jovens adultos de 20 a 29 anos já representam a faixa etária com o maior número de casos suspeitos da doença em Manaus, com 20,8% do total de notificações.


Veja também

Sucuri de três metros atravessa Avenida do Turismo, na Zona Oeste de Manaus, e surpreende motoristas. VEJA VÍDEO


“O aumento de casos entre jovens adultos mostra a necessidade de que esse público procure uma Unidade de Saúde para se imunizar contra a doença”, afirma o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, alertando que a vacina contra o sarampo está disponível na rotina diária de serviços de saúde da rede municipal para pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos de idade.


Segundo os dados do boletim, aumentou para 263 o número de casos confirmados da doença. Na semana passada, o informativo indicava a existência de 147 pessoas doentes. Ao todo, foram feitas 1.441 notificações. Deste total, 109 foram descartados e 1.069 seguem sendo investigados em laboratório. Os dados revelam que no período de uma semana, o número de registros na faixa etária de 20 a 29 anos, passou de 188 para 300.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A prefeitura está reforçando o alerta para a necessidade

de vacinação contra o sarampo


A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Martins Ferreira, explica que até o 14º Informativo Epidemiológico, divulgado no dia 12 de junho, a faixa etária com maior número de notificações era a de crianças de um a cinco anos de idade, mas que a cada semana já era possível perceber uma mudança na faixa etária de ocorrência da doença em Manaus.


“Desde o início do surto de sarampo no município, no mês de fevereiro, as crianças estavam sendo as mais atingidas e, considerando o maior risco para o desenvolvimento de complicações pela doença nessa faixa etária, executamos uma série de ações para fortalecer a imunização desse público. Com isso, deve ocorrer um menor registro de número de casos da doença em crianças de até cinco anos”, explica Marinélia.


Em relação aos 263 casos confirmados, a faixa etária de crianças de um a cinco anos ainda registra o maior número de casos com 24,3%, seguido da faixa etária de seis a 11 meses de idade (21,7%) e do grupo de 20 a 29 anos (17,9%). “Mesmo com o maior número de casos confirmado ainda registrado entre crianças de um a cinco anos, o novo informativo mostrou um aumento na faixa etária de 20 a 29 anos, passando de 21 para 47 casos confirmados no período de uma semana”, informa a enfermeira.

 

Segundo os dados do boletim, aumentou para 263 o número de

casos confirmados da doença (Fotos: Reprodução)


Também de acordo com o novo informativo, a Zona Norte ainda registra o maior número de notificações (36,6%), seguida da zona Leste (30,3%), Sul (19,0%), Oeste (12,8%) e Rural (1,3%).


Campanha


A Campanha Municipal contra o Sarampo, iniciada no dia 14 de abril, atingiu 81,17% do público alvo, estimado em 191.585 crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.