20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
23/03/2018

Polícia Civil realiza 'Operação Seguro Defeso' e prende o presidente da Associação dos Pescadores de Itapiranga com 19 mil reais e 22 cartões de saque do benefício

Foto: Divulgação

Dinheiro e documentos apreendidos comprovam o golpe aplicado pelo presidente da Associação

Policiais da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) realizaram, na última quarta-feira, 21, a "Operação Seguro-Defeso”, com o objetivo de coibir fraude aobenefício do seguro defeso.

 

A operação culminou com a prisão em flagrante do presidente da Associação dos Pescadores de Itapiranga, Alexandre Antônio Gama Farias.

 

Alexandre foi preso quando retornava da cidade de Itacoatiara, após sacar aproximadamente R$ 19.000,00 (dezenove mil reias) em espécie, estando em seu poder 55 (cinquenta e cinco) carteiras profissionais de pescador, 22 (vinte e dois) cartões bancários de saque de beneficio e dezenas de documentos pessoais de beneficiários do seguro defeso, dentre outros.


De acordo com o delegado titular da 38ª DIP, João Martins Cabral, Alexandre Antônio é acusado de praticar crime de estelionato majorado e foi preso após meses de invetigação iniciada depois de inúmeras denúncias dos próprios pescadores associados.

 

Denúncias iniciais partiram dos próprios pescadores de Itapiranga

 

Ontem, quinta-feira, 22, foi cumprido mandado de busca e apreensão expedido pela juíza da comarca de Itapiranga, na sede da Associação dos Pescadores de Itapiranga e na residência do seu presidente, ocasião em que foram apreendidos dinheiro em espécie, centenas de cadastros e documentos pessoais de pescadores associados, CPUs, dentre outros, contando com apoio dos policiais civis da Delegacia de Silves.

 

Em seu depoimento, o presidente da Asociação dos Pescadores de Itapiranga confessou que exigia uma quantia em dinheiro de cada pescador associado, em especial daqueles cadastrados irregularmente, que não se enquadravam no perfil do referido beneficio social, tendo como garantia a retenção dos documentos pessoais, em especial o cartão de saque do beneficio.


Alexandre Antônio confessou também que com os recursos angariados pela Associação dos Pescadores de Itapiranga, por meio das taxas de contribuição (anuidade), bem como por meio das fraudes ao benefício do seguro defeso nos últimos meses, ele adquiriu em seu nome 2 (dois) imoveis, sendo um onde funciona a sede da entidade e o outro onde ele reside.

 

Alexandre exigia uma quantia de cada pescador

para garantir o seguro-defeso (Fotos: Divulgação) 


Outros bens comprados com o dinheiro do golpe foram uma picape Nissan Frontier, uma lancha com motor de polpa 140 HP, dentre outros bens de menor valor, contudo o acusado revelou que não tinha a real dimensão do montante dos recursos provenientes do seguro defeso desviados.


Ao final da Operação Seguro-Defeso, Alesandre Antônio foi autuado em flagrante pela prática do crime de estelionato majorado, previsto no artigo 171, § 3º, do Código Penal Brasileiro, devendo permenecer custodiado nas depências da Unidade Policial de Itapiranga à disposição da Justiça.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.