29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
27/05/2017

Policiais da Dema identificam quatro situações de maus-tratos a animais domésticos durante a operação 'Beethoven 6'

Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa da PC-AM

De acordo com a autoridade policial, a equipe de investigação da Dema deu início à operação após receber delações indicando sete endereços

Na manhã da sexta-feira, 26, a equipe de investigação da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), sob o comando do delegado adjunto da unidade policial, Ricardo Homero, identificou quatro situações de maus-tratos a animais domésticos durante a sexta fase da operação “Beethoven”, deflagrada às 8h, em Zonas Distintas da capital.


De acordo com a autoridade policial, a equipe de investigação da Dema deu início à operação após receber delações indicando sete endereços, situados em áreas distintas da cidade, onde animais estariam sendo maltratados e vivendo em condições precárias. Em seguida os policiais civis foram até esses lugares verificar a veracidade das informações.

 

Veja também

Equipe de Conservação da Amazônia recebe exposição sobre preservação e reabilitação da fauna silvestre


“Recebemos algumas denúncias e decidimos deflagrar essa operação. Tínhamos sete alvos e conseguimos constatar irregularidades em quatro deles. Encontramos precariedade nas condições de moradia e maus-tratos a animais domésticos”, explicou Homero.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

 


Segundo o delegado, em uma residência localizada na Rua Maceió, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul, foi encontrado um cão, da raça Pit Bull, vivendo em condições precárias. Durante a operação, um caso envolvendo uma aluna do curso de Medicina Veterinária, que teria extraído o coração de uma cadela para estudos, também foi averiguado.


O adjunto da Dema ressaltou, ainda, que durante as fiscalizações são observadas as condições físicas dos animais, local de criação, alimentação, água, vacinação e cuidados veterinários. Também é levada em conta a quantidade de animais, estabelecida na Lei Municipal nº 1530, de 26 de setembro de 2011.

 

 


Fotos: Divulgação / Assessoria de Imprensa da PC-AM

 

O Artigo 17 da referida lei prevê, ainda, que não são permitidos a criação, o alojamento e a manutenção de mais de dez cães ou gatos, no total, com idade superior a 90 dias, em residência particular.


Os responsáveis pelos animais assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pelo crime de maus-tratos, previsto no Artigo 32 da Lei nº 9605/98. Em seguida os infratores receberam orientações e foram liberados para responder pelo delito em liberdade.


Etapas


A primeira fase da operação “Beethoven” ocorreu no dia 10 de março deste ano, quando foram identificadas duas situações de maus-tratos a animais domésticos na capital. Já na segunda operação, realizada no dia 24 daquele mesmo mês, foram encontrados quatro animais em moradias precárias e situações de maus-tratos.


A terceira etapa da operação ocorreu no dia 12 do mês de abril. Na ocasião foram identificadas quatro situações de negligência a animais domésticos na capital. Na quarta etapa da operação, deflagrada no dia 25 de abril, foram constatados sete casos de descuidos com animais. Durante a quinta etapa, deflagrada no dia 11 de maio, seis situações de maus-tratos foram identificadas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.