23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/12/2016

Polo Norte derretendo? Temperaturas estão 25º acima do normal

Foto: Subhankar Banerjee / AP

Às vésperas do Natal, climatologistas alertam para aquecimento na região

O Polo Norte é um dos símbolos do Natal, por servir de lar para o Papai Noel, mas nesta temporada de festas o clima não anda tão bom no extremo norte do planeta. Pelo segundo ano consecutivo, as temperaturas estão muito acima da média histórica para o mês de dezembro.

 

De acordo com as previsões, nesta quinta-feira os termômetros devem registrar cerca de 25 graus Celsius acima do normal, se aproximando perigosamente do ponto de derretimento.

 

Veja também 

Socorristas encontram orangotango filhote quase “mumificado” em caixa de papelão; veja vídeo

 

Pelo Twitter, o pesquisador Zachary Labe, da Universidade da Califórnia, em Irvine, divulgou o alerta com a previsão da temperatura atmosférica para os próximos dias. “Impressionante... Modelo indicando temperaturas do ar na superfície pairando logo abaixo do ponto de fusão”. O climatologista ressalta que se trata apenas de uma previsão, e que os dados devem ser lidos com precaução, mas “as anomalias na temperatura estarão entre 20 e 25 graus Celsius acima do normal”. As anomalias são tão grandes que os gráficos utilizados normalmente não possuem escala de cores para ilustrar o que está acontecendo.

 

Foto: Reprodução


— É muito intenso — disse Ryan Maue, meteorologista da WeatherBell Analytics, em entrevista ao “Washington Post”.

 

De acordo com os especialistas, o aquecimento está relacionado com uma poderosa tempestade no leste da Groenlândia. O modelo climático europeu estima que a baixa na pressão da região está perto dos 945 milibares, o que seria comparável a um furacão de categoria 3. Além disso, ressaltou Maue, o derretimento das camadas de gelo no leste dos Mares Nórdicos abriu uma passagem para a subida do ar quente para altas latitudes.

 

— Você tem mais espaço disponível para o transporte do ar quente e úmido para o norte — afirmou o meteorologista.

 

Um relatório divulgado semana passada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) revelou aquecimento “sem precedentes” da temperatura do ar no Ártico entre outubro do ano passado e setembro deste ano, com redução recorde nas camadas de gelo sobre os mares e na cobertura de neve sobre a Groenlândia. E o degelo permite que o oceano se aqueça acima do normal.

 

— O oceano quente age como uma barreira para evitar que a temperatura do ar esfrie — analisou Labe. — A persistência e a magnitude das temperaturas acima da média no Ártico são impressionantes.

 

Um artigo publicado na semana passada na revista “Nature” analisa o cenário do ano passado, que também registrou temperaturas bem acima do normal. Kent Moore, autor do estudo, explica que o fenômeno é conhecido como “amplificação ártica”, e se caracteriza como um evento de aquecimento durante o inverno.

 

“Eles ocorrem um ou duas vezes a cada década e o primeiro evento foi detectado em 1959”, afirmou o pesquisador da Universidade de Toronto, no artigo.

 

Contudo, o artigo afirma que o mesmo fenômeno foi registrado em 2014. Dessa forma, este ano seria o terceiro consecutivo a apresentar um evento de aquecimento anormal durante o inverno no Polo Norte. Além disso, Moore afirma que a magnitude desses eventos está cada vez maior. Em 2015, chegou a chover durante o inverno na região do Ártico, em vez de nevar.


“A ocorrência de chuva em altas latitudes podem levar a estresse significativo na infraestrutura do Ártico, assim como para mamíferos herbívoros”, diz o estudo.

 

O questão para a comunidade científica é se esses eventos se tornarão mais comuns, o que geraria impactos ainda mais profundos nos ecossistemas da região e, potencialmente, alterações climáticas em níveis globais.

 

— Eu não acredito que alguém possa responder com certeza — disse Labe. — A variação no Ártico é tremenda. É comum termos períodos curtos de temperaturas acima do normal.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.