28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
20/10/2017

Poluição mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, diz relatório

Foto: Getty Images

Cerca de 92% das mortes por poluição ocorreram em países pobres

A poluição matou 101.739 pessoas no Brasil em 2015, o que equivale a 7,49% do total de mortes no país durante o período.


Essa é a conclusão de um relatório publicado pela revista científica The Lancet.

 

Veja também

'Abalou minha fé na humanidade': foto de rinoceronte morto para roubo de chifre vence concurso


De acordo com o estudo, a poluição do ar foi a grande vilã, sendo responsável pela maior parte dos óbitos (70.685).


Em seguida, vem a poluição no ambiente de trabalho - como fumo passivo, atribuída a 18.512 mortes, da água (15.315) e do solo (10.592).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


O Brasil ficou na 148ª posição do ranking de países com maior proporção de mortes relacionadas à poluição, atrás de outras nações da América do Sul, como Uruguai, Chile e Equador.


No total, foram analisados 188 países.


Uma em cada seis mortes no mundo


De acordo com o relatório, a poluição foi responsável por uma a cada seis mortes registradas em todo o mundo em 2015, totalizando cerca de 9 milhões de óbitos.

 


Poluição foi responsável por 7,49% das mortes registradas

no Brasil em 2015 (Foto: Mario Tama / Getty Images)


A maior parte das mortes ocorreu em países de renda baixa e média, onde a poluição está associada a até 25% das mortes.


Bangladesh, na Ásia, e Somália, na África, foram os países mais afetados. Já Brunei, no sudeste asiático, e Suécia, na Europa, apresentaram o menor número de mortes relacionadas à poluição.


Segundo o estudo, a poluição do ar teve o maior impacto, representando dois terços dos óbitos.


maioria das mortes foi causada por doenças não infecciosas ligadas à poluição, como enfarto, derrame e câncer de pulmão.

 


"A poluição é muito mais do que um desafio ambiental; é uma ameaça profunda e generalizada que afeta muitos aspectos da saúde humana e do bem-estar", diz Philip Landrigan, da Escola Icahn de Medicina do Hospital Monte Sinai, em Nova York, um dos autores do estudo.


Principal fator de risco, a poluição do ar contribuiu para 6,5 ??milhões de mortes prematuras. O número inclui a poluição nas ruas, representada pela emissão de gases, e de dentro de casa, provocada pela queima de madeira ou carvão, por exemplo.

 

A água poluída, segundo maior fator de risco, representou 1,8 milhão de mortes, enquanto a poluição no ambiente de trabalho foi relacionada a 800 mil mortes em todo o mundo.


Cerca de 92% destas mortes ocorreram em países pobres, sendo que o maior impacto foi observado em países que estão passando por um rápido processo de desenvolvimento e industrialização, como a Índia, que apresentou o quinto maior número de mortes por poluição, e a China, na 16ª posição.

 

Fotos: Reprodução / BBC


De acordo com os autores do estudo, a poluição do ar afetou os pobres de forma desproporcional, inclusive em países ricos.


"A poluição, a pobreza, a saúde e a injustiça social estão profundamente interligadas", afirma Karti Sandilya, da organização não-governamental Pure Earth, também autor do estudo.


"A poluição ameaça os direitos humanos fundamentais, como o direito à vida, à saúde, ao bem-estar, ao trabalho seguro, bem como às proteções das crianças e dos mais vulneráveis", completa.


O estudo é resultado de um projeto de dois anos organizado pela The Lancet sobre os efeitos da poluição na saúde.

 

BBC Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.