28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/10/2017

Por que está sendo erguida uma muralha de árvores no meio da África?

Foto: Reprodução

O país tem experimentado mudanças climáticas abruptas desde o início do século

Onze países da África estão erguendo uma verdadeira muralha de árvores que se estende de leste a oeste e alcança 8 mil quilômetros de comprimento e 15 quilômetros de largura.

 

A intenção do enorme cinturão verde é diminuir os impactos das mudanças climáticas, mitigar o processo de expansão do deserto do Saara e, de quebra, gerar renda para os habitantes de uma das regiões mais pobres do globo.

 

O Senegal, até o momento, é a nação mais empenhada no projeto: já foram plantadas mais de 11 milhões de mudas por lá. O país tem experimentado mudanças climáticas abruptas desde o início do século, com tempestades de areia jamais vistas, diminuição da chuva e avanço do deserto do Saara sobre áreas de cultivo de alimentos.

 

Veja também 

Casamentos são proibidos em ilha grega após foto de noivos simulando sexo oral

 

A “Grande Muralha de Árvores”, em amarelo, se estende

do Senegal ao Djibouti (Foto: Reprodução)

 

Os líderes dos países dessa região, conhecida como Sahel, enxergam no plantio de árvores uma forma de impedir o avanço do processo de desertificação. Antes, o vento escavava e desgastava o solo, diminuindo as já diminutas reservas de água. Agora, as raízes das árvores mantêm o elemento natural no solo, fazendo com que os poços que estavam secos voltem a encher.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

O grande cinturão verde começou a ser levado a cabo em 2007 e tem custo estimado de US$ 8 bilhões — cerca de R$ 25 bilhões, na cotação atual. Mais do que erguer uma grande barreira de árvores em volta de um dos maiores desertos da Terra, o projeto beneficia a população da África subsariana com geração de empregos e a possibilidade de produzir diversas culturas de alimentos.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.