Notícias

Compartilhar Imprimir

Mulher

21/05/2019

Por que os mamilos escurecem? Preste atenção em 7 razões

Compartilhar:

Foto: Reprodução

Os mamilos podem escurecer e, embora essa mudança de cor na maioria dos casos seja benigna

Os seios das mulheres passam por diferentes mudanças ao longo do tempo, sendo a puberdade e a gravidez os fatores determinantes nessas transformações.

 

Os mamilos podem escurecer e, embora essa mudança de cor na maioria dos casos seja benigna, há certas circunstâncias em que a alteração de tom pode significar algo sobre sua saúde. Entenda por que os mamilos se tornam mais escuros e quando você deve se preocupar e consultar um médico:

 

Veja também 

São estes os anticoncepcionais sem hormônio que quase ninguém fala sobre

 

Por que os mamilos escurecem?

 

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que os mamilos não mudam de cor, mas o que realmente muda é a área circular da pele que envolve o mamilo: a auréola. Isso pode acontecer por 7 razões:

 

1. Puberdade: o aumento dos níveis de estrogênio durante esta fase gera o desenvolvimento das mamas e outras alterações, que incluem o escurecimento da aréola.

 

2. Menstruação: a mulher pode experimentar maior sensibilidade, dor, inchaço e até escurecimento da região durante a ovulação.

 


3. Contraceptivos orais: contêm versões sintéticas dos hormônios estrogênio e progesterona, que geram alterações hormonais no corpo da mulher, como o escurecimento da área ao redor dos mamilos.

 

 

 

 

4. Gravidez: o corpo produz estrogênio e progesterona adicionais para ajudar a preparar a produção de leite e alimentar o bebê, de modo que os seios mudam quando esse hormônio é produzido: eles doem, incham e as aureolas escurecem.

 

5. Amamentação: além das alterações hormonais produzidas no corpo da mulher durante a gravidez e a produção de leite materno, a região é escurecida para que o bebê reconheça a origem de seu alimento.

 

 

 

 

6. Câncer: a doença de Paget é um tipo raro de câncer que afeta a pele do mamilo e aréola, causando seu escurecimento, entre outros sintomas, como coceira, formigamento ou vermelhidão no mamilo ou aréola, descamação da pele, mamilo achatado, além de descarga do mamilo que pode ser amarelada ou com sangue.

 

7. Diabetes: a pele hiperpigmentada pode ser um sinal de diabetes e, no caso das auréolas, não só escurecer, mas também pode apresentar lesões e descamação.

 

Fotos: Reprodução

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

 

A mudança de cor nas auréolas, portanto, na maioria dos casos, é devida a uma causa biológica ou hormonal e geralmente desaparece após a passagem das alterações.

 

Mas se o escurecimento é acompanhado por outros sintomas, como descamação, ardor, caroços ou apenas um dos mamilo muda de cor, você deve ir a um profissional de saúde para realizar os exames médicos necessários.

 

Vix.com

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.