29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
06/09/2018

Por que sentimos um gosto ruim ao comermos logo após escovar os dentes

Foto: Reprodução

Se isso acontecer, já sabe: o gosto da experiência não será nada bom!

 O bom senso nos pede para não comer nada logo depois de escovar os dentes, certo?

 

O problema é que nem sempre isso acontece, e é bem normal que, logo depois da escovação pós-almoço, por exemplo, você sinta vontade de tomar um café ou comer um chocolate. Se isso acontecer, já sabe: o gosto da experiência não será nada bom!

 

Ao que tudo indica, o culpado disso tudo é o lauril sulfato de sódio, uma substância presente em alguns tipos de creme dental. As fabricantes costumam adicionar agentes conhecidos como surfactantes para que o creme deslize melhor pela boca e faça espuma - esses ingredientes também podem ser encontrados em produtos como amaciantes,detergentes e tintas.

 

Veja também 

Formiguinha 'larápia' é pega roubando um diamante em joalheria nos EUA. VEJA VÍDEO!

 

Acontece que essas substâncias não agem apenas produzindo espuma ou fazendo com que a pasta de dentes deslize melhor pela boca. Um efeito colateral, digamos assim, dos surfactantes é mexer com a funcionalidade das nossas papilas gustativas.

 

Bagunça nas papilas


Primeiro, nossas papilas ficam confusas em relação à tarefa que exercem de reconhecer sabores doces, e é por isso que não conseguimos sentir o sabor adocicado de um suco de laranja, por exemplo, se consumimos a bebida logo após a higiene bucal. Depois, os surfactantes fazem com que nossa língua sinta sabores amargos e azedos com mais força - isso acontece porque o creme dental quebra uma proteção de gordura que há na língua e que serve justamente para suavizar sabores amargos e azedos. Ou seja...

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

É por isso que comer logo após escovar os dentes não é uma boa ideia nem pela lógica da coisa nem pela questão do paladar, que inevitavelmente estará alterado e vai criar confusão com sabores doces, amargos e azedos. Se você quiser, pode procurar produtos que não têm surfactantes ou que façam menos espuma: assim é possível não sofrer tanto na hora do cafezinho depois do almoço.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.