24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
09/03/2017

Prefeitura abre programação comemorativa ao Dia da Árvore na Amazônia com plantio de mudas

Foto: Arlesson Sicsú / Semmas

No Castelo Branco, serão plantadas 300 mudas de espécies variadas, como açaí, pupunha, biribá, acerola, cacau e cupuaçu

O programa “Arboriza Manaus” vai realizar nesta sexta-feira, 10/3, às 9h, o plantio de mil mudas de árvores no conjunto habitacional Viver Melhor 3, localizado no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte da cidade.

 

A ação abre a programação, da Prefeitura de Manaus, comemorativa ao Dia da Árvore na Amazônia, 21 de março, e será o maior plantio realizado de forma simultânea, numa só manhã, pelo programa desde que foi lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto em 2016.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.
 

As mudas serão plantadas em trechos de áreas verdes degradadas do conjunto – uma das quais foi alvo recente de uma tentativa de invasão – além de canteiros centrais e trechos de área de convívio entre os blocos.

 

Veja também 

Caixa abre neste sábado para saque de contas inativas do FGTS


O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Nelson, afirma que a ação surte efeito positivo e de grande impacto na melhoria da qualidade de vida dos moradores do conjunto. Ele lembra que o Arboriza Manaus já realizou intervenções de plantio anteriores nos conjuntos Viver Melhor 1 e 2.

 


“Queremos convidar a população a participar conosco de mais essa iniciativa e de todas as demais que integrarão a Semana da Árvore”, explica Antonio Nelson, reforçando que o objetivo da programação é chamar a atenção da população para a importância da arborização urbana.


Ainda conforme o secretário, assim como o Dia Nacional da Árvore, comemorado em 21/9, o Dia da Árvore na Amazônia é um dos principais eventos do calendário anual da Semmas. “Estaremos atuando em várias frentes, visando estimular a população a se envolver com o tema arborização e plantar junto conosco nas áreas públicas e também em suas casas, atendendo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto de aumentar a cobertura vegetal da cidade”, afirmou.


O Programa Arboriza Manaus 2017 tem como meta realizar o plantio de 10 mil mudas em 40 logradouros públicos. A expectativa é de que até o final de março, o programa atinja 25% do total de plantio planejado.


Programação

 

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas


No dia 21/3, pela manhã, às 9h, haverá um pedágio ambiental para distribuição de mil mudas frutíferas à população, na Bola do Produtor, na zona Leste. À tarde, às 15h, o ponto alto será a realização de outro plantio de mudas de árvores, desta vez num trecho degradado de área verde do Conjunto Castelo Branco, no Parque Dez, zona Centro-Sul, onde a Semmas está implantando mais um parque da juventude municipal.


No dia 23, às 9h, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, acontecerá o lançamento da edição revisada da cartilha do Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus, juntamente com a abertura do minicurso sobre Noções Básicas de Produção de Mudas, que terá dois dias de duração. No sábado, 25, a programação será encerrada com a realização da Hora do Planeta, em parceria com a WWF, também no Parque Lagoa.


A diretora de Arborização da Semmas, Rosemary Bianco, ressalta que, tanto no caso do Viver Melhor 3, como no Conjunto Castelo Branco, o plantio é uma etapa importante do processo de revitalização de áreas verdes, que passarão a contar com espécies arbóreas e frutíferas nativas importantes na recomposição do ecossistema.


No Castelo Branco, serão plantadas 300 mudas de espécies variadas, como açaí, pupunha, biribá, acerola, cacau, cupuaçu, que servirão de atração para a fauna (principalmente as aves) e possibilitarão o aumento da cobertura vegetal da aquela área do Parque Dez, além de beneficiar os moradores. No espaço, já foram plantadas 163 mudas arbóreas no entorno das pistas de caminhada e da futura academia ao ar livre, que fará parte do complexo do parque da juventude a ser inaugurado no local.


“O objetivo dessas intervenções é promover a integração dos moradores por meio de espaços de lazer nas áreas verdes contribuindo para a sua conservação”, concluiu Rosemary Bianco. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.