28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
19/10/2017

Prefeitura de Manaus realiza transplante para evitar supressão de árvores da avenida São Jorge

Foto: Arlesson Sicsú / Semmas

A intervenção viária no São Jorge será realizada em etapas com o objetivo de gerar o menor impacto possível no trânsito

Teve início na última quarta-feira, 18/10, a operação de transplantio de 50 mudas de árvores plantadas no canteiro central da avenida São Jorge, no trecho 600 metros em que serão realizadas intervenções viárias com a finalidade de melhorar o fluxo de trânsito na área.

 

O transplante, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), visa evitar a supressão das árvores e fazer com que elas possam ser transportadas em segurança para plantio em outro local.

 

As mudas retiradas serão plantadas ainda hoje, na área de preservação permanente (APP) do Corredor Ecológico do Igarapé do Mindu, numa operação que se estendeu até o começo da noite. A intervenção viária no São Jorge será realizada em etapas com o objetivo de gerar o menor impacto possível no trânsito.

 

Veja também 

Defensoria Pública busca implantação do 'Programa de Proteção da Criança e do Adolescente Ameaçados de Morte', no Amazonas

 

 

A primeira etapa da obra viária consistiu na construção de um retorno na avenida Jacira Reis. As próximas fases incluem a retirada de 600 metros de canteiro central da avenida São Jorge. O trabalho de transplante das mudas, algumas com altura variando entre 2 e 3 metros, foi realizado de forma planejada. “Primeiramente, identificamos a área para onde as mudas seriam transplantadas e preparamos as covas, com a devida adubação, para que elas fossem levadas para lá”, explicou o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga. O local escolhido foi o Corredor do Mindu, que passa por um processo de reflorestamento e recebeu em junho deste ano um plantio de mil mudas de espécies arbóreas e frutíferas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

As mudas transplantadas são todas da espécie pau-pretinho. “Após a retirada da mudas, a maior preocupação é de que não haja nenhum tipo de dano ao sistema radicular da árvore, que já se encontra consolidado. Por esse motivo, é feito a cova ao redor do torrão da árvore, que é transplantada dentro de sacos de fibra para preservar o sistema radicular, bastante sensível no caso da espécie pau-pretinho”, explicou.

 

Segundo Deyvson, quanto mais o torrão for preservado nesse processo maior a garantia de que as árvores sobreviverão. Após o transplante, as árvores ficarão em observação em torno de duas a três semanas, para se ter a certeza de que estão bem consolidadas.

 

Foto: Arlesson Sicsú / Semmas

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, ressalta que a remoção das árvores foi realizada atendendo à orientação do prefeito Arthur Virgilio Neto e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, que vem coordenando o trabalho de intervenção na via.

 

“Participamos de reuniões de planejamento das obras, junto com a Seminf e o Manaustrans, e em consonância com a política de valorização da arborização urbana da gestão municipal, decidimos por evitar a supressão e realocar as mudas que já se encontravam consolidadas para outro local, tendo em vista a necessidade de eliminação do canteiro central”, explicou o secretário Antonio Nelson. O trabalho de transplante será concluído nesta quinta-feira, 19.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.