29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
13/09/2018

Prefeitura e representantes do Ministério da Saúde discutem o combate ao sarampo

Foto: Divulgação / Semsa

A Semsa já encerrou a segunda etapa do plano de contingência de combate ao sarampo, lançado em julho

 As ações de combate ao sarampo foi um dos temas de reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 12, com a participação de representantes do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

A reunião aconteceu na Sala Municipal de Situação de Vigilância em Saúde, instalada no Complexo Oeste da Semsa, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, Zona Oeste.

 

Segundo a representante da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, Marília Coelho Cunha, a reunião foi organizada como forma de reforçar o diálogo entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Manaus, buscando estabelecer novas ações conjuntas no combate ao sarampo e outras doenças.

 

Veja também 

OSC contemplada em edital de cursos livres em artes na comunidade é convocada pela Prefeitura

 

“A intenção é conversar com os representantes da gestão municipal e estadual, e, assim identificar formas para auxiliar o trabalho que é realizado em Manaus e no Amazonas, não apenas no combate ao sarampo, mas também no que se refere às ações de vigilância em saúde como um todo, incluindo questões de execução orçamentária”, explicou Marília.

 

Durante a reunião, a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, também apresentou as ações de combate ao sarampo que a Prefeitura de Manaus tem realizado desde o registro dos primeiros casos da doença, no mês de fevereiro.

 

“A Semsa já encerrou a segunda etapa do plano de contingência de combate ao sarampo, lançado em julho. Com a consolidação das informações sobre o resultado das ações nos Distritos de Saúde Sul, Norte, Oeste, Leste e Rural, está sendo feita uma avaliação final desta etapa para o estabelecimento de novas ações”, informou Marinélia, ressaltando que o trabalho de combate ao sarampo continua sendo executado nos serviços de saúde.

 

Informe


De acordo com o 27º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, divulgado na última segunda-feira, 10, pela Semsa, o município de Manaus registra 881 casos confirmados e 6.511 casos suspeitos da doença.

 

A Semsa mantém a oferta da vacina contra o sarampo para a faixa etária de seis meses a 49 anos, disponibilizada em todas as 183 salas de vacina do município de Manaus.

 

De acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), já foram aplicadas 204.837 doses na campanha direcionada para crianças de seis meses até cinco anos, atingindo 106,9% da meta. A Semsa também contabilizou 455.265 doses aplicadas em ações de rotina nas Unidades de Saúde, de intensificação, varredura e bloqueio vacinal, o que inclui a aplicação de primeira e segunda dose, segundo as recomendações do Ministério da Saúde por faixa etária.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível na rotina de atendimento de 183 salas de vacina. A lista com o endereço e horário de funcionamento pode ser acessada no site http://semsa.manaus.am.gov.br.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.