19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
07/12/2018

Prefeitura entrega veículos para Centros Municipais Sociopsicopedagógico para fortalecer ações de combate ao abandono escolar em Manaus

Foto: Divulgação

De acordo com secretária de Educação, Kátia Schweickardt, o acompanhamento do fluxo escolar depende do apoio aos professores e aos alunos e para efetivar essa ação os Cemasps têm um papel fundamental

Para atender e resgatar em tempo hábil mais de 12 mil alunos que abandonaram a escola, a Prefeitura de Manaus entregou na manhã desta quinta-feira, 6, quatro carros aos Centros Municipais de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasps), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A entrega aconteceu na Subsecretaria de Infraestrutura e Logística (SSIL), no bairro Flores, Zona Centro-Sul.


A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, participou da entrega, acompanhada do subsecretário de Infraestrutura e Logística, Darcelo Cavalcante, da chefe da Divisão de Apoio a Gestão Educacional (Dage), Jussara Marques, e das coordenadoras dos Cemasps.


De acordo com a secretária, o acompanhamento do fluxo escolar depende do apoio aos professores e aos alunos e para efetivar essa ação os Cemasps têm um papel fundamental. Sendo assim, com os automóveis, o trabalho de visitas às famílias e as escolas será ainda mais efetivo.


“Nós estávamos lutando para equipar da melhor forma os Centros, que realizam um trabalho fundamental, nos levando a diminuição da evasão escolar nos últimos quatro anos, como nos determinou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Com os carros, poderemos apoiar melhor as famílias vulneráveis, mostrando que o trabalho dos Cemasps vai muito além da educação e a Prefeitura de Manaus tem se destacado no Brasil por contas dessas ações”.


Veja também

No Amazonas, 42% dos municípios têm gestão educacional com ineficiência crítica


Trabalho dos Cemasps


A Semed possui quatro polos do Cemasp, que atendem todas as zonas da cidade, atuando diretamente nas 498 escolas da rede municipal de ensino, trabalhando no resgate dos alunos infrequentes, por meio de ações pedagógicas, psicológicas, sociais e fonoaudiológicas, combatendo o abandono escolar e realizando orientação familiar, dando suporte aos educadores no processo de ensino e aprendizagem.


Em relação à taxa de abandono, nos últimos quatro anos, a rede obteve queda de 77% no índice, que saiu de 5,4% em 2012 e chegou a 1,2% em 2017. Nos últimos 18 anos, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), a rede municipal de ensino de Manaus nunca obteve um índice de abandono escolar tão baixo.


“Com a aquisição dos carros nós atenderemos em tempo hábil os alunos e as visitas que antes eram uma vez na semana, poderão ser feitas todos os dias, não importando o local da moradia da criança”, explicou a coordenadora do Cemasp polo 4, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, Jane Lara da Silva, que atende os alunos das zonas rural ribeirinhas. O Centro recebeu uma caminhonete com tração nas quatro rodas.

 

A Semed possui quatro polos do Cemasp atuando diretamente nas 498 escolas

da rede municipal de ensino, trabalhando no resgate dos alunos infrequentes

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Com a ação, a Prefeitura de Manaus pretende reduzir ainda mais o abandono escolar. Para a coordenadora do Cemasp polo 1 e 2, localizado no conjunto Eldorado, Zona Centro-Sul, Lucia Helena Coronel, as visitas nas escolas e na casa dos alunos agora serão mais frequente. “O retorno agora para as escolas que estão com alunos infrequentes será imediato, com mais de cinco faltas consecutivas já poderemos ir à casa desse aluno saber o motivo das faltas”, afirmou.


Os carros que atenderão os Cemasps foram adquiridos com os recursos do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), como uma das metas de expansão e melhoria da qualidade de ensino dos alunos da rede municipal de ensino. “Nós estamos consolidando um dos componentes do Proemem, que é a área de combate a infrequência dos alunos. Esse é um investimento muito importante para educação de Manaus”, disse o coordenador do Proemem, Adriano Monteiro.

 

Em relação à taxa de abandono, nos últimos quatro anos, a rede obteve queda de

77% no índice, que saiu de 5,4% em 2012 e chegou a 1,2% (Fotos: Divulgação)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.