24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
30/04/2017

Prefeitura leva serviços para mais de cinco mil pessoas da Zona Norte de Manaus

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

Serviços mais procurados são os mais procurados foram as emissões de 1ª e 2ª vias de CPF e RG

Mais de cinco mil pessoas compareceram, neste sábado, 29, à ação itinerante Prefeitura + Presente, realizada desta vez na Escola Municipal Antísthenes de Oliveira, na Rua 9, Alfredo Nascimento, zona Norte. A ação de cidadania foi coordenada pela Casa Civil, por meio da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus, e reuniu mais de 20 órgãos e parceiros.



No evento, o vice-prefeito Marcos Rotta explicou que o Prefeitura + Presente é uma das ações que mais aproximam a população da estrutura municipal. “É uma política muita acertada do prefeito Arthur Virgílio Neto, de reunir as ações e serviços da Prefeitura em um único espaço, dentro dos bairros. Estamos fazendo muitas ações nesse sentido e a presença da população nos faz perceber que estamos no caminho certo.

 

Aqui, nós temos os órgãos da Prefeitura, nós temos parceria com o Senac, nós temos parceria com a Manaus Ambiental, com o Ministério do Trabalho. Enfim, é um shopping de prestação de serviço que a Prefeitura coloca quinzenalmente nos mais diversos bairros da cidade de Manaus”, explicou Rotta, aproveitando para parabenizar todos os servidores da prefeitura e demais trabalhadores da cidade pelo próximo dia 1° de maio.

 



Os atendimentos foram realizados no período 8h às 12h. Os mais procurados foram as emissões de 1ª e 2ª vias de CPF e RG, além de corte de cabelo. “O atendimento para emissão de documentos foi tão grande que tivemos que fazer um cadastro reserva para atendermos durante a semana, tendo em vista que temos um limite de senhas para a ação do sábado” explica o coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor, Afonso Lins.



Com dificuldades de locomoção, Erica Lopes ficou satisfeita com o Prefeitura + Presente próximo de casa e aproveitou para emitir os documentos pessoais dos filhos. “Essa ação veio em boa hora. Emiti a primeira via de RG e CPF para meus filhos. Sem ela, teria que ir para longe”, comemora.

 



Dentro dos serviços oferecidos pela Prefeitura, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) realizou 30 cadastros para emprego, efetuou o agendamento de 60 CTPSs e recebeu 90 pessoas em palestras de orientação sobre o mercado de trabalho.



A Secretaria Municipal da Mulher da Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realizou 69 atendimentos, entre eles de inclusão, atualização ou consulta no cadastro único (CAD), direcionado a beneficiários de programas assistenciais.



O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) distribuiu 350 cartilhas com mensagens de educação para o trânsito e expediu 50 cartões de vaga especial de idoso e de pessoas com deficiências.



O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) realizou atendimentos e deu informações sobre o novo projeto de bicicletas compartilhadas, o Manôbike, no Centro.



Saúde

 


Os serviços de saúde da rede municipal também foram disponibilizados à população. Foram entregues 2.580 medicamentos, 1.440 preservativos masculinos e 200 femininos. Além disso, profissionais da rede realizaram 98 atendimentos médicos, fizeram sete exames para a detecção de tuberculose em pessoas da comunidade e receberam 36 pessoas em rodas de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e Tabagismo.



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) disponibilizou 400 mudas para a população. A distribuição faz parte do projeto “Arboriza Manaus” que tem como finalidade promover o plantio de árvores em espaços públicos e estimular a população a expandir e preservar o verde na cidade. A secretaria também entregou material informático sobre o caramujo africano, sobre a importância da arborização e ainda sobre a decomposição de resíduos.



Ana Cláudia Praciano, moradora do bairro, viu na ação uma oportunidade para buscar a recolocação no mercado de trabalho. ”Consegui uma ficha e estou torcendo por uma oportunidade de trabalho”, comemora.


Espaço para toda a família

 

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom


Enquanto os pais buscavam os serviços da prefeitura, as crianças podiam brincar ou participar de oficinas. Um pediatra também fez atendimento no local. Uma oficina ensinou meninos e meninas a melhor escovarem os dentes. Os Garis da Alegria também animaram a ação. O grupo atua há 14 anos destacando a educação ambiental através de músicas autorais.



O Prefeitura + Presente acontece a cada 15 dias em uma escola municipal da cidade e tem calendário fechado até o fim deste ano. A próxima ação ocorrerá na Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, no Jorge Teixeira, zona Leste, no dia 13 de maio.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.