19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
21/01/2019

Prefeitura prepara 1º Diagnóstico sobre Infestação do Aedes de 2019, em Manaus

Foto: Divulgação

O diagnóstico será realizado no período de 4 a 18 de fevereiro, incluindo os sábados, com o apoio de 380 profissionais

Com uma redução de 54,05% dos casos confirmados de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no ano de 2018, em comparação com 2017, a Prefeitura de Manaus já prepara a realização de um novo diagnóstico para levantar informações sobre o índice atual de infestação do mosquito no município de Manaus.


Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o diagnóstico será realizado no período de 4 a 18 de fevereiro, incluindo os sábados, com o apoio de 380 profissionais.


Segundo a gerente de Vigilância Ambiental da Semsa, enfermeira Alinne Antolini, a estratégia de trabalho é baseada na visita domiciliar por meio de agentes de endemias, buscando identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, com eliminação e tratamento de potenciais criadouros do Aedes aegypti.


Veja também

Doações e triagem de itens da campanha 'ManausSolidária' permanecem após um mês do incêndio em Educandos


A estimativa é que sejam visitados aproximadamente 28 mil imóveis. “Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Semsa realiza esse trabalho periodicamente com o objetivo de obter informações sobre o nível de risco para a proliferação do Aedes, além de identificar os tipos mais frequentes de depósitos existentes nos domicílios”, explica Alinne Antolini.


Com esses dados, informa a gerente, será possível elaborar estratégias de combate ao mosquito de acordo com a realidade atual, além de tornar possível preparar um Mapa de Vulnerabilidade dos bairros, identificando os locais prioritários para o controle do Aedes.


Casos

 

A estimativa é que sejam visitados aproximadamente 28 mil imóveis


Em 2018, o município de Manaus registrou 419 casos confirmados de dengue, zika vírus e chikungunya, representando uma redução de 54,05% em comparação com 2017, quando foram confirmados 912 casos.


Em comparação a 2017, os casos confirmados de dengue reduziram em 79%, os de zika vírus diminuíram em 10,29% e a redução de chikungunya chegou a 91,7%.


“Como Manaus está em um período de chuvas, o alerta da população deve ser ainda maior para que não haja aumento no número de casos. A orientação é que todos colaborem, realizando a inspeção semanal através do ‘check list 10 minutos contra o Aedes’, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito”, reforça Alinne Antolinni.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Educação em Saúde

 

Em comparação a 2017, os casos confirmados de dengue reduziram

em 79%, os de zika vírus diminuíram em 10,29% (Fotos: Divulgação)


Além da visita nas residências, os agentes de controle de endemias realizarão ações de Educação em Saúde nos domicílios visitados com o intuito de orientar a população sobre os sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes, e as formas de prevenção para minimizar os riscos e combater os focos propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.