24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
24/11/2018

Prefeitura realiza a 13ª Semana do Controle Social da Saúde em Manaus

Foto: Reprodução

A solenidade de abertura será às 9h do dia 26/11, no auditório da Universidade Paulista, localizada na avenida Mário Ypiranga, 4.390, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realiza de 26 a 30/11, a 13ª Semana do Controle Social no SUS, que este ano terá como tema “O Controle Social e seu papel na garantia do Direito Humano à Saúde”.

 

A solenidade de abertura será às 9h do dia 26/11, no auditório da Universidade Paulista, localizada na avenida Mário Ypiranga, 4.390, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

 

A semana do controle social é voltada ao debate e a mobilização sobre o papel dos conselheiros de saúde, fortalecendo as ações dos conselhos e conselheiros para o efetivo exercício do controle social, a divulgação das ações do colegiado e a celebração do 27° aniversário do CMS.

 

Veja também

Chuva causa desabamento de laje e alagação em bairros de Manaus

 

O evento é aberto a toda população, porém, tem como publico alvo os conselheiros de saúde e as lideranças comunitárias.

 

“Na semana do controle social, além do papel dos conselheiros de saúde, é discutido o papel dos conselhos locais, que são entidades que representam a democracia participativa através das entidades e lideranças comunitárias, onde o cidadão pode participar das decisões da gestão, sugerir novas diretrizes para atuação na área de saúde, motivando a participação efetiva nas decisões políticas relativas ao município de Manaus”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Carneiro.

 

O CMS

 

O Conselho Municipal de Saúde de Manaus foi instituído pela Lei nº. 066 de 11/06/91, representando um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS. É composto por 32 membros titulares e respectivos suplentes, sendo 25% escolhidos entre representantes do governo, entidades prestadoras de serviços de saúde e aparelho formador; 25% escolhidos entre representantes de trabalhadores de saúde; e 50%, entre representantes de usuários do SUS.

 

 

Foto: Reprodução

 

O CMS conta ainda com 61 Conselhos Locais de Saúde (CLS), representados por 578 conselheiros que atuam em 61 Unidades de Saúde. Em 2012, Manaus contava com 13 conselhos locais de saúde compostos por 143 conselheiros locais.

 

Programação

 

Durante a semana, serão realizados encontros em todas as zonas da cidade, para levantamento e debate das peculiaridades de cada uma delas.

 

- Dia 27/11 – O encontro será realizado no Auditório da Casa Militar Municipal, avenida Compensa, 735, Compensa, zona Oeste.

 

- Dia 28/11 - Espaço central da Igreja Assembleia de Deus, na avenida Noel Nutels s/n, Cidade Nova 3, zona Norte.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


- Dia 29/11 - Centro Municipal de Educação De Jovens e Adultos CEMEJA Prof. Samuel Isaac Benchimol, rua 14, Conjunto Residencial Osias Monteiro I, 105 - São José Operário, zona Leste.

 

- Dia 30/11 - encerramento no Auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, avenida Codajás, 1503 – Petrópolis, zona Sul.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.