28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
13/06/2017

Prefeitura seleciona universitários de Pedagogia para atuar na Educação Inclusiva

Foto: Lton Santos / Semed

A intenção ao contratar 412 estagiários e garantir a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social e educacional

Universitários do curso de Pedagogia, cursando a partir do 3º período, estão sendo selecionados para atuar nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em turmas regulares com a Educação Inclusiva.

 

A intenção ao contratar 412 estagiários e garantir a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social e educacional, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que garante o acesso à educação a todos, independente de características individuais.


Veja também

Prefeitura e UEA divulgam curso de pós-graduação para professores da rede municipal


Os estagiários atenderão os alunos com deficiência de turmas regulares. Com a ação, a Prefeitura de Manaus pretende qualificar ainda mais o atendimento realizado a crianças e adolescente com deficiência da rede pública municipal de ensino.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


“Temos a obrigação de reforçar todos os nossos serviços que favoreçam a educação inclusiva. Além de darmos cumprimento a LDBN, estamos criando oportunidades para 412 alunos de pedagogia e usando a experiência deles para uma atenção ainda mais qualificada”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.


Os candidatos interessados em participar do estágio devem ir ao Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal (CMEE), localizado no bairro Parque 10, Zona Centro–Sul de Manaus, munidos de documentos pessoais e currículo, onde passarão por uma entrevista e caso sejam selecionados, serão encaminhados para o setor de Coordenação de Estágio da Semed, na sala 113 da sede do órgão.


De acordo com assessora do CMEE, Cintia Rodrigues, até o fim de junho todas as vagas serão preenchidas. Ainda de acordo com ela, após a seleção, todos os candidatos selecionados terão uma semana de formação que será do dia 10 a 14 de julho para, a partir do dia 17 do mesmo mês, serem encaminhados às escolas que possuem alunos inclusos em turmas regulares.


“A formação será ministrada por uma equipe de assessores formados em Educação Especial, que vai orientar sobre as atribuições, a importância da parceria entre o estagiário e o professor, a dedicação aos alunos e terá aulas de conhecimento sobre a política da Educação Especial”, informou Cintia.


Durante a entrevista de seleção é avaliado se o candidato possui alguma experiência ou afinidade com crianças que possuem algum tipo de deficiência.

 

“Nós estamos levando em consideração a experiência e a vontade dos candidatos e principalmente se têm formação em Libras, para que eles possam auxiliar os alunos com surdez”, completou Cintia.


Uma das selecionadas foi universitária do 3° período do Curso de Pedagogia, Karliane Souza. Segundo a estudante, ela já possui experiência com criança especial e garante que essa é uma oportunidade de conhecimento e crescimento na profissão.

 

“Eu tenho uma irmã que tem Síndrome de Down, como eu cuido dela, já tenho uma certa experiência com criança especial, pretendo contribuir com a professora e também levar essa experiência para a minha vida profissional”, disse ela.


O contrato do estágio será feito pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) por meio do Centro de Estudos Avançados de Treinamentos (Ceat), com duração de 1 ano e possibilidade de prorrogação por mais 1 ano e carga horária de 20 horas semanais.

 

O valor da bolsa é de 400 reais mais 120 reais para o transporte.


Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo 3216-7082.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.