25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
01/04/2016

Prefeitura transforma lixo em placas e lixeiras comunitárias

Foto: D’Castro / SEMULSP

Todas as placas de “Proibido jogar lixo” e lixeiras comunitárias vêm sendo implantadas pela Semulsp

Uma das ações mais importantes da Prefeitura de Manaus dentro da política pública de limpeza, a conscientização da população, vem sendo intensificada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) nos últimos meses. Como parte dessas ações, a instalação de placas de sinalização e de lixeiras comunitárias cumprem um papel importante nessa cadeia, pois fixa uma mensagem positiva em locais de acúmulo irregular de lixo. De janeiro a março deste ano, cerca de 60 itens foram instalados.

 

“É muito importante abrir canais de comunicação com a população. As placas e sinalizações nem sempre evitam o acúmulo de lixo em locais impróprios, mas servem de alerta e aviso de que o local está sendo monitorado”, analisou Laurimar Costa, presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp).

 

Há mais um aspecto importante nessa ação. Todas as placas de “Proibido jogar lixo” e lixeiras comunitárias que vêm sendo implantadas pela Semulsp, são fabricadas no órgão, a partir da reutilização de peças rejeitadas. A maioria dessas peças são bancas que eram utilizadas pelos ex-vendedores ambulantes do Centro de Manaus, reorganizados nas galerias populares.

 

 

Na sede da Semulsp ainda restam mais de 250’ boxes’ a espera de serem transformados em novas placas e lixeiras. “Aproveitamos o ferro; as placas de alumínio; borrachas e plásticos presentes nos boxes. Alguns viram lixeiras e outros se transformam em placas”, explicou Cristóvão Lima, soldador e funcionário da Semulsp, que fabrica, em média 3 itens por dia.

 

Para a fabricação desse material, a Semulsp pode usar ainda rejeitos de alegorias de carnaval, ciranda, quadrilha e festa junina. “Nosso objetivo é reduzir a quantidade desses materiais no Aterro Sanitário, com a reciclagem e usar os novos produtos em favor da cidade e da população”, contou o Secretário Municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

 

Fotos: D’Castro / SEMULSP

 

Bairros como Cidade Nova (Zona Norte); Raiz (Zona Sul); Compensa (Zona Oeste); Tarumã (Zona Oeste); Eldorado (Zona Centro-Sul); Riacho Doce (Zona Norte); Nova Esperança (Zona Oeste); Zumbi (Zona Leste); Praça 14 (Zona Sul); Vila da Prata (Zona Oeste); Japiim (Zona Sul); Coroado (Zona Leste); Hileia (Zona Centro-Oeste); Colônia Santo Antônio (Zona Norte), Comunidade Portalzinho (Tarumã), entre outros, já receberam sinalização e novas lixeiras este ano.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.