23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
13/03/2019

Procon Manaus realiza várias ações durante a Semana do Consumidor

Foto: Divulgação

A fiscalização, além de supervisionar se o funcionamento dos bancos está de acordo com as normas da lei municipal, também vem orientando os consumidores sobre seus direitos

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, na próxima sexta-feira, 15, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) está realizando uma série de ações de fiscalização e orientação relacionadas ao consumidor.

 

A fiscalização, além de supervisionar se o funcionamento dos bancos está de acordo com as normas da lei municipal, também vem orientando os consumidores sobre seus direitos.


Veja também

Prefeitura de Manaus anuncia mais dois Parques da Juventude em áreas verdes


Na terça-feira, 12, durante fiscalização, quatro agências bancárias, de oito fiscalizadas, apresentaram irregularidades e foram multadas pelo órgão, por não apresentarem prestação de serviços adequados, principalmente, no que diz respeito, ao tempo de permanência na fila para atendimento. A ação visou identificar a falta de cumprimento do tempo de atendimento estabelecido pela Lei Municipal 167/2005, a “Lei das Filas”.


Para o Procon Manaus, a Lei das Filas determina que o consumidor seja atendido em 25 minutos em dias de pagamento de servidor público, 20 minutos em vésperas de feriado e 15 minutos em dias normais.


“Hoje nós fizemos mais uma serie de fiscalizações com foco inicialmente em bancos que mais uma vez eles deixam o consumidor, esperando um tempo totalmente humilhante, um abuso ao consumidor, e mais uma vez autuamos essas agências bancarias e estamos acima de tudo trabalhando para que essas multas sejam efetivadas”, informou o coordenador do Procon Manaus Rodrigo Guedes.


Durante a tarde a equipe de fiscalização do Procon Manaus, esteve realizando uma blitz de orientação educativa em estabelecimentos comerciais do centro de Manaus. O objetivo além de orientar, também foi o de esclarecer e registrar reclamações.


A equipe orientou os lojistas sobre a necessidade de manutenção de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor facilmente acessível aos visitantes, a correta fixação de preços em todos os produtos e a diferenciação de preços para produtos comprados com dinheiro ou com cartão, dentre outros pontos.


“Estamos à disposição dos consumidores recebendo denúncias em qualquer suspeita, caso o consumidor tenha uma venda ilegal, propaganda que não corresponda a oferta. Estamos à disposição, por meio dos nossos canais de comunicação”, salientou Rodrigo.


As atividades educativas, de fiscalização e conscientização desenvolvidas pelo Procon Manaus, devem seguir até o próximo sábado, 16. Além disso, o órgão disponibilizará em suas redes sociais vídeos e publicações para orientar os consumidores sobre seus direitos.


Na última segunda-feira, 11, o Procon Manaus autuou três agências bancárias, localizadas no Centro, devido às denúncias de clientes quanto à falta de portas giratórias e também à demora no atendimento.


Mutirão


Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor o órgão também irá promover o 1º Mutirão para Negociação de Dívidas, nos dias 14 e 15, das 8h às 12h na sede do órgão municipal, na rua Afonso Pena, 38, Praça 14 de Janeiro, Zona Sul.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Os consumidores que estão em débito com serviços de água e energia elétrica terão uma boa oportunidade para negociar as dívidas e ficar em dia com as contas. O mutirão possui o objetivo de promover a pacificação social, com incentivo ao diálogo, sensibilização e conscientização de empresas para adoção de uma política de solução consensual.


As empresas Águas de Manaus e Eletrobras Amazonas Energia estarão oferecendo oportunidades como financiamento sem entrada e descontos de até 100% de juros e multas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.