19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
04/01/2019

Professora da rede municipal recebe medalha Ordem Nacional do Mérito Educativo

Foto: Divulgação / Semed

Professora Soraya Freire

A professora da Escola Municipal Thomas Meireles, no bairro Petrópolis, Zona Sul, Soraya Freire, recebeu a medalha Ordem Nacional do Mérito Educativo, a maior honraria da área educacional concedida pelo Ministério da Educação (MEC).

 

A educadora foi a única professora da rede básica municipal do Amazonas a receber a homenagem, concedida a 50 pessoas ligadas à Educação em todo o país, sendo um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela há 27 anos, na unidade de ensino da Prefeitura de Manaus.


Soraya, que é professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) há 28 anos, já foi premiada nacionalmente nove vezes, tendo quatro vezes recebido o Prêmio Professores do Brasil e uma vez o Prêmio Denatran de Trânsito. A educadora também já esteve presente quatro vezes na ‘Galeria de Honra, Obrigado Professor!’, da Semed.

 

Veja também 

Enquanto centenas de casas pegavam fogo no bairro do Educandos, bandidos furtavam objetos das vítimas. VEJA MAIS UM VÍDEO DO INCÊNDIO


Segundo a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, o reconhecimento nacional dado à educadora não a surpreende, devido ao trabalho apaixonado que a mesma realiza em sala de aula. “Ela é uma pessoa muito séria, comprometida, apaixonada pela sala de aula, pelos alunos, sempre envolvida com estratégias inovadoras e novidades para motivar esses alunos. Acho muito justo e fico muito feliz que uma professora como ela tenha sido reconhecida com a Ordem do Mérito Educacional no Brasil. Ela é um caso que verdadeiramente honra e orgulha a Semed e toda a Prefeitura de Manaus, como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, mostrando a qualidade dos nossos professores”, disse.


Atualmente, a professora trabalha com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No dia a dia em sala de aula, a professora busca trabalhar de forma transversalizada e transdisciplinar temas do cotidiano e contexto social dos alunos, aliados ao currículo escolar definido pela secretaria.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


“A educação tem a possibilidade de transpor os muros da escola. Enquanto nós, professores, não conseguimos alinhar esses dois mundos, ficamos amarrados a um conteúdo fora da realidade. Você não precisa parar a aula para falar sobre trânsito, por exemplo, mas articular a aula ao contexto em que os alunos vivem”, disse a professora.


Entre os projetos realizados com os alunos e premiados, então o “Leitura e Escrita: Uma Viagem fascinante” e “Educação Para o Trânsito na escola: Uma questão de direitos humanos”, campeões do prêmio Professores do Brasil e ‘Trânsito: Educação, respeito e a, amor à vida’, vencedor do Prêmio Denatran. Também foram premiados por esses e outros projetos, 52 estudantes.


Graças aos prêmios nacionais, Soraya também já participou de palestras em vários Estados do país, dividindo as experiências exitosas dela com outros profissionais.


A professora destacou que a medalha é um reconhecimento importante ao trabalho que é feito na rede municipal de ensino e ressaltou a importância da participação da família nesse processo. Ela disse, ainda, que para o sucesso do trabalho dela, a participação da família é fundamental.


“Somos do Amazonas e é algo restrito receber essa medalha, uma horaria do mais alto nível a um trabalho que faz a diferença. Professores são fatores de transformação dessas crianças”.


A medalha


A honraria existe desde 1955 e tem por finalidade agraciar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação. Nesta edição, foram entregues 50 insígnias, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), de n° 237, seção 1, página 31. As medalhas possuem os graus: Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.


A Ordem compreende um quadro efetivo e outro especial, sendo o primeiro destinado às personalidades nacionais e o segundo às estrangeiras. Todas são feitas por decreto do presidente da República, mediante proposta do Ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.