28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
15/06/2017

Professores da rede estadual de ensino recebem dicionários trilíngues para otimizar aprendizado de alunos com deficiência

Foto: Divulgação

A entrega foi realizada por meio da Gerência de Atendimento Educacional Específico (GAEE), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc)

Ocorreu nesta quarta-feira, 14 de junho, no Hotel Express, no Vieiralves, a distribuição de dicionários trilíngues (português, inglês e Libras) para 60 professores que lecionam em salas de Recursos Multifuncionais, totalizando 30 salas do curso de Sistema Braile de Leitura e Escrita das escolas de 26 municípios do interior do Amazonas.

 

A entrega foi realizada por meio da Gerência de Atendimento Educacional Específico (GAEE), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).


Veja também

Prefeitura convoca 40 professores para atuar na Educação Infantil da rede pública municipal


Após a distribuição dos dicionários trilíngues, os professores poderão utilizar o material nas escolas dos munícipios em que lecionam para melhorar o atendimento educacional específico das escolas públicas estaduais que possuem alunos matriculados em classes comuns do ensino regular.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 


O curso pretende melhorar o atendimento de pessoas com deficiência, promovendo cursos de formação e capacitação pedagógica especializada e continuada para os profissionais dessa área do conhecimento para que o professor possa responder devidamente às necessidades específicas de cada aluno, proporcionando a inclusão escolar de forma plena.


Capacitação

 

 

No curso foram trabalhados os seguintes aspectos da Educação Especial: a caracterização da deficiência visual;

 

Identificação das dificuldades visuais, avaliação funcional da visão, os aspectos anatofisiológicos do olho, diferenciação entre atendimento pedagógico da pessoa cega e com baixa visão, recursos de acessibilidade para alunos de baixa visão, estratégias para uso do resíduo visual, a importância do lúdico no processo de desenvolvimento da escrita do aluno com deficiência visual, o histórico do sistema braile, inclusão dos alunos com deficiência visual nas salas de recursos multifuncionais no pedagógico, a importância do programa de orientação e mobilidade e do programa de atividade de vida autônoma e social para pessoa com deficiência visual, alfabeto braile e simbologia literária: alfabeto, escrita, leitura e transcrição de textos.

 


Fotos: Divulgação


O responsável pela GAEE, Marcos Lázaro, contou que o material será uma importante ferramenta para os professores utilizarem com os estudantes.

 

“Eles irão levar esses dicionários para serem utilizados pelos alunos nas salas de Recurso Multifuncional que trabalhamos com os alunos que possuem necessidades especiais. Então, esse dicionário vai ser muito bem utilizado.

 

Ele não estava comtemplado nesse curso do PAR Federal (Plano de Ações Articuladas) Todos pela Educação, mas nós tínhamos esse material no nosso depósito e, como a gente sabe que a logística aqui no nosso Estado é difícil, a gente teve essa iniciativa de pegar esse material e entregar para que eles levem para as suas comunidades, considerando que é um material atualizado, que vai trazer muitos benefícios para as crianças que têm necessidades especiais, como a surdez”, disse o gerente.


Os municípios que possuem mais alunos surdos que estão sendo comtemplados com o material didático são Apuí, Caapiranga, Coari, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Tabatinga e Tefé.


Beneficiados
 

 

Os municípios que receberam o dicionário trilíngue foram Alvarães, Apuí, Barreirinha, Barcelos, Borba, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Carauari, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Itacoatiara, Lábrea, Nhamundá, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé e Uarini.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.