29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/03/2018

Professores e alunos de São Sebastião do Uatumã, no interior do Amazonas, fazem manifestação em ‘luto’ pela educação no Amazonas. VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução / PORTAL DO ZACARIAS

No interior do Amazonas, professores e alunos se manifestaram pela o reajuste salarial e denunciam falta de repasses da Seduc para a merenda dos alunos do município de São Sebastião de Uatumã

Em luto pela educação no Amazonas, mais de 600 pessoas, entre professores e alunos, realizaram manifestação pacífica usando roupas da cor preta, nesta terça-feira (20), no município de São Sebastião de Uatumã (distante 177 quilômetros de Manaus). Com cartazes e com gritos de ordem, cobram reajuste salarial para os educadores e repasses do governo para as escolas estaduais no município.


Revoltados, professores pedem que o governo conceda equiparação salarial para os docentes do Estado, que desde 2014 recebem o mesmo salário. Além disso, escolas suplicam que o governo repasse recursos para a merenda escolar dos alunos.


Veja também

Vídeo mostra alunos da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti simulando sexo em baile funk e Seduc afasta diretor. VEJA


Com faixas cobrando mais atenção do governo, manifestantes caminharam pelas principais avenidas do município em protesto. Ao PORTAL DO ZACARIAS, os professores disseram que a Escola Estadual de São Sebastião, de período integral, não recebe mais repasses do governo para fornecer a merenda aos 500 alunos que frequentam o colégio todos os dias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Vários alunos e professores se reuniram para protestar em favor

da educação e revindicando mais atenção do governador 


Professora a mais de 20 anos, Wiviane Costa, 42, declarou que a escola integral está funcionando desde janeiro somente no período da manhã porque não tem almoço para servir aos alunos. “A coordenação e os professores estão fazendo malabarismo para conseguir alimentar os alunos, sem receber recursos estaduais, estamos sobrevivendo com alguns recursos federais, mas não estamos coseguindo dá almoço para os estudantes, só uma merenda simples que, ás vezes, é feita com ‘vaquinha’ dos professores”, disse a professora.


Além disso, a professora contou que a escola está fazendo o possível para conseguir suprir os alunos, mas está sendo cobrada pelas empresas que forneciam almoço até final de 2017. “O diretor da escola está coseguido suprir a necessidade do colégio, liberando os alunos para merendar próximo ao ginásio, mas, mesmo assim, é cobrado pelas empresas que pararam de fornecer a alimentação”, disse a educadora.

 

Manifestante falam sobre o governador Amazonino Mendes durante a passeata


Os mais de 600 alunos de São Sebastião de Uatumã apoiam a manifestação e a grave que os professores pretendem fazer a partir da próxima quinta-feira (22) para cobrar do governador Amazonino Mendes o reajuste salarial.

 

Alunos participam da manifestação em apoio aos professores e também cobram mais

  atenção à Educação no Amazonas (Fotos: Leitot do PORTAL DO ZACARIAS)


Aluno da Escola Estadual de São Sebastião, Adalberto Cruz Pinto, 16, disse ao PORTAL DO ZACARIAS que os professores deixaram cientes os alunos sobre a paralisação e afirmou que a maioria dos estudantes apoiam. “Alguns professores não estão conseguindo se manter com o salário que recebem, nós vemos isso, eles recebem pouco, por isso que precisam de um aumento salarial, os estudantes não querem ficar sem aulas, mas ter uma merenda muito escassa não dá mais, vários alunos não conseguem se concentrar nas aulas devido a fome”, disse o jovem, lembrando que os alunos do município se unem aos professores para cobrar direitos.


“Vários alunos se juntam aos professores. Na manifestação que aconteceu essa terça-feira, estivemos em peso, com cartazes e gritando junto com eles, queremos respeito aos estudantes e aos professores do Amazonas, educação é muito importante para ser deixada de lado”, afirmou Adalberto, que tem apenas 16 anos.


Em resposta à denúncia


A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc) deu resposta à demanda do PORTAL DO ZACARIAS até a publicação desta matéria. O portal deixa aberto o espaço para respostas posteriores.

 

VEJA VÍDEO

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.