18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
10/12/2018

Professores realizam manifestação em Lábrea para cobrar providências contra o descaso do prefeito com os serviços essenciais do município

Foto: Reprodução

Os professores do município de Lábrea se revoltaram contra o prefeito Gean Barros (MDB) após ele ser acusado de ter cometido crime de improbidade administrativa e ainda não ter recebido nenhuma punição

Os professores do município de Lábrea, distante 701.82 km de Manaus, representados pela Associação dos Professores Municipais, estão indignados com o prefeito Gean Barros (MDB), após ele ser acusado de improbidade administrativa e ainda não ter recebido nenhuma punição.


Os servidores municipais protocolaram no final do mês de novembro um documento na Câmara de Lábrea para reivindicar a participação da categoria no Plenário da Casa, com intuito de cobrar o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) durante o ano de 2018 e o seguro social através do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Labreaprev).


O presidente da Câmara dos vereadores de Lábrea, Regifran de Amorin, não teria permitido a participação dos professores e ainda havia pedido que eles se retirassem. Veja matéria aqui.


O prefeito não estaria fazendo o repasse ao LabreaPrev o que estaria prejudicando os professores de Lábrea, principalmente os educadores que estão aguardando para se aposentar. Segundos os servidores, Gean Barros não faz o repasse ao órgão a cerca de 2 anos.

 
Descaso em Lábrea

 

 Nas redes sociais servidores municipais pedem que à Justiça

tomem providências contra o dévio de dinheiro em Lábrea


Moradores de Lábrea acusam o prefeito de está “novamente saqueando os cofres públicos” e, por isso, não está fazendo o repasse dos direitos dos trabalhadores, como o FUNDEB.


Segundo denúncias, problemas com o hospital regional de Lábrea vêm se acumulando. Uma criança teria nascido no mês de novembro com problemas respiratórios e deveria ser transferida para Manaus, pois o munícipio não tinha suporte. No entanto, como a demora do atendimento, familiares levaram a criança pela BR-230 para Porto Velho em um carro inadequado.


Outro trabalhador, que atende por Dida, teria sofrido um acidente de trabalho e foi levado ao hospital de Lábrea, mas pela falta de suporte o seu quadro clínico se agravou e demorou dias para que ele fosse transferido, o que acabou levando a sua morte.

 
Revoltas

 

 Descaso com os serviços essenciais de saúde e

educação prejudicam os moradores de Lábrea


Em Lábrea moradores e servidores estão organizando manifestações para pedir providência do ministério público contra o prefeito Gean Barros, além de exigirem que seus direitos como cidadãos e trabalhadores sejam respeitados.

 

Moradores realizam passeatas em frente à Câmara e

Prefeitura de Lábrea (Fotos: Divulgação)


“Quando se trata de ‘mordomias’, ‘luxos’ e conforto do prefeito e de seus aliados sempre tem à disposição um avião para ir comemorar em Manaus o Aniversário de um deputado federal, frete de voos no valor de 11 mil reais para o Prefeito no trecho de Porto Velho Lábrea não falta”, segundo denúncia feita em blog de Lábrea.

 

Conduta reincidente

 

Prefeito de Lábrea Gean Campos de Barros (Foto: Reprodução)


Gean Campos de Barros é réu em outra ação de improbidade administrativa movida pelo MPF pela não prestação de contas do Convênio nº 463/PCN/2010, firmado para execução de obra de infraestrutura urbana. Em decisão liminar, proferida em fevereiro deste ano, o MPF obteve o bloqueio de R$ 1.657.800 em bens do prefeito.


Em dezembro de 2017, o prefeito de Lábrea também foi denunciado criminalmente pelos mesmos fatos. A ação como base o Decreto-lei nº 201/67, que responsabiliza gestores municipais quando não há aplicação correta dos recursos repassados pela União. Além do ressarcimento integral dos danos causados ao erário, o réu pode ser condenado a pena de dois a 12 anos de prisão.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.