24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
23/07/2016

Programa de Telessaúde do Governo será beneficiado com o Projeto Amazônia Conectada

Foto: Divulgação / Susam

O Workshop do Projeto Amazônia Conectada ocorrerá em Brasília, de 8h30 às 17h, no auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro realiza na próxima terça-feira, dia 26, o “3º Workshop do Projeto Amazônia Conectada” e um dos temas que estará em discussão são os benefícios que irá gerar para a área da Saúde, no Amazonas. Um dos principais será a expansão do Programa de Telessaúde, do Governo do Estado, garantindo maior velocidade na transmissão de dados e de atendimento aos pacientes do interior. Através do programa, os municípios do interior têm acesso a consultas, serviços especializados e exames, que são laudados em Manaus e transmitidos via satélite. O programa é considerado uma referência, pelo alcance que possui e pela característica geográfica da região.


O Workshop do Projeto Amazônia Conectada ocorrerá em Brasília, de 8h30 às 17h, no auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. Os benefícios na área da saúde serão abordados na palestra do secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, programada para às 14h15. Pedro Elias é coordenador, no Amazonas, do Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde. Segundo ele, o serviço de telemamografia de Iranduba, município com sede localizada a 27 quilômetros de Manaus, que faz parte do programa, já utiliza a rede de fibra óptica do Projeto Amazônia Conectada, para transmitir os dados dos exames, para emissão de laudos em Manaus. “Os exames, que antes levavam 10 segundos para serem transmitidos, hoje chegam em, no máximo, dois segundos. Ganhamos em velocidade e, consequentemente, em redução de custos”, afirmou.


A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) é expandir para os outros municípios esse benefício e abranger, além da mamografia – tão importante para a detectação precoce de câncer de mama –, todos os demais serviços que compõem o Programa de Telessaúde do Governo do Estado. “Com isso, vamos garantir maior velocidade no atendimento e menor custo, com o uso da rede de fibra óptica do projeto, instalada nos leitos dos principais afluentes da bacia Amazônica”, afirmou Pedro Elias.


Projeto Amazônia Conectada - Liderado pelo Exército Brasileiro, o Projeto Amazônia Conectada usará cabos subfluviais para gerar acesso à Internet na maioria dos municípios do interior do Estado. O objetivo é integrar a população aos programas de saúde, segurança pública, trânsito, turismo, educação, dentre outros, com uma infraestrutura unificada.


Programa de Telessaúde - O Programa de Telessaúde do Amazonas já tem seis anos de funcionamento. Na avaliação do secretário Pedro Elias, tem sido uma importante ferramenta para vencer as barreiras geográficas da região e levar ao interior do estado a oferta de serviços especializados de saúde.

 

O programa, que conta com uma moderna central de laudos instalada na Fundação do Coração Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova, zona Norte, oferece os seguintes serviços: Teleconsultas – sistema por meio do qual os médicos que atendem nos hospitais do interior podem trocar informações e contar com o suporte de uma segunda opinião de especialistas da capital; Telerradiologia – transmissão remota de exames radiológicos; Telecardiologia – oferta de eletrocardiograma, Holter e MAPA; Telemamografia – exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.