29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
15/03/2019

Programa Novo Mais Educação atenderá a oito mil alunos da rede municipal de ensino em Manaus

Foto: Reprodução

O Programa é uma ação do Ministério da Educação (MEC) e regido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental

A abertura do Programa Novo Mais Educação foi realizada na quinta-feira, 14, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Zona Sul de Manaus.

 

O evento contou com a presença de diretores e articuladores das escolas da Prefeitura de Manaus, que por meio de vídeos e de palestra receberam informações sobre o projeto, que atenderá a mais de oito mil alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


O Programa é uma ação do Ministério da Educação (MEC) e regido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.


Veja também

Abertas as inscrições para a 8ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus


Na rede pública municipal de ensino, 81 escolas foram contempladas com recurso do Programa, que executará as atividades este ano, beneficiando aproximadamente 8.378 alunos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (3º ao 9º ano).


Os estudantes receberão acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, além de desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer. A carga horária do acompanhamento é de cinco ou 15 horas semanais no turno ou contraturno.


O Programa visa ainda contribuir para redução do abandono, reprovação, distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar, como melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos contemplados.


“O Programa Novo Mais Educação contribui para o fortalecimento da aprendizagem dos nossos alunos, que são selecionadas pelos professores e encaminhadas para o Programa. Com isso esperamos fortalecer os nossos resultados com qualidade e consequentemente garantindo um futuro melhor para os nossos estudantes”, comentou a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa.


O Programa inicia nas escolas no dia 1º de abril e o primeiro momento do encontro será de orientação do funcionamento do mesmo nas unidades e também para apresentar todos os setores da Semed que estarão envolvidos nesse processo.


Coordenação


O Novo Mais Educação é coordenado pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e terá apoio das Divisões de Avaliação e Monitoramento (DAM), do Ensino Fundamental (DEF) e de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). “Nesse processo, a Semed conta com o apoio de vários departamentos que atuarão na intervenção pedagógica, avaliação e formação desses mediadores e facilitadores para que seja realizado um planejamento”, informou Jussara Marques, chefe do Dage.


Os articuladores são assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Semed, que acompanharão o processo junto com os professores e mediadores das turmas. “Nós fazemos todo o acompanhamento da parceria entre professor e mediador, programando os conteúdos que serão trabalhados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, visando superar as dificuldades dos alunos, utilizando vários métodos pedagógicos”, explicou Aliete da Silva, articuladora da DDZ Leste 2.


Oportunidade


Os interessados em fazer parte do Programa devem estar cursando o 5º período de Língua Portuguesa, Matemática ou Pedagogia e entregar o Curriculum nas DDZs que gerenciam as escolas da Semed.

 

Os mediadores selecionados recebem uma bolsa no valor de R$ 400 Reais a R$1,2 Mil Reais, que correspondem ao transporte e alimentação. A atividade é considerada de natureza voluntária definida na Lei nº 9.608, de 18 de Fevereiro de 1998, sendo assim obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, não gerando, portanto, vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Contatos das DDZs


DDZ Sul – 3631-8840;


DDZ Oeste – 3239-2878 / 2842;


DDZ Norte – 3581-2998;


DDZ Centro-Sul – 3648-2837-3581-7675;


DDZ Leste 1- 3248-5997 / 3249-3152;


DDZ Leste 2- 3644-9857;


DDZ Rural – 3548-5730.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.