24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
18/07/2017

Projeto Ambiental 'Boto Navegador' incentiva alunos da Escola Estadual Gilberto Mestrinho a cuidar e cultivar horta escolar

Foto: Eduardo Cavalcante / Seduc

O projeto consiste em aulas de práticas ambientais e sustentáveis e vem sendo trabalhado há um ano pelo professor Jair Joicimar e alunos dos ensinos fundamental e médio da escola

A educação ambiental vem fazendo parte da rotina dos estudantes das escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

 

A horta escolar da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, que foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (17), vem conscientizando a comunidade escolar por meio do “Projeto Ambiental Boto Navegador”, com aulas de práticas ambientais e sustentáveis.


Veja também


Moradores de parques do Prosamim participam de oficina de arborização e paisagismo com consultor ambiental do BID


Até a concretização da horta, que possui mais de 50m², o projeto vem sendo trabalhado há um ano pelo professor de Geografia Jair Joicimar e alunos dos ensinos fundamental e médio da escola, que cultivam maracujá, hortelã, crajiru, couve, cebolinha e berinjela.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A horta escolar da Escola Estadual Gilberto Mestrinho foi

inaugurada na manhã desta segunda-feira (17)

 

A prática dos alunos na atividade interdisciplinar fortalecem as aulas de Geografia, Biologia, Matemática e Química e vão futuramente contribuir na merenda da escolar, além de beneficiar os alunos com geração de renda, pois, ao aprender a cultivar legumes e hortaliças no ambiente escolar, eles são incentivados a desenvolver sua própria horta em casa.


As atividades de sustentabilidade iniciaram com a reciclagem de garrafas PET, pneus e, atualmente, evolui para o projeto da horta escolar. O professor Jair Joicimar diz que o lema do projeto é "Fazer para aprender fazendo".

 

O gestor Leonardo Pinheiro disse que o Mundo está pedindo socorro

e que a reciclagem pode ser uma das respostas

(Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc)

 

"Quando a gente mesmo faz, a gente nunca esquece", ressaltou o professor. Ele explicou que os alunos aprendem também sobre sustentabilidade, pois reutilizam matérias orgânicas, como as cascas das bananas que eram descartadas na hora do lanche e que se transformam em adubo para plantação na horta.

 

O projeto ajudará na merenda escolar, pois tudo o que for produzido na

horta será para abastecer a cozinha da escola (Foto: Reprodução)


O gestor Leonardo Pinheiro ressaltou que o Mundo está pedindo socorro e que uma das respostas que podem solucionar o os problemas do meio ambiente é a reciclagem.

 

“Nós estamos buscando isso para os nossos alunos, para que eles tenham uma visão da importância da sustentabilidade e da reciclagem, pois pneus e garrafas PET demoram anos para se decompor no meio ambiente.

 

Além disso, o projeto ajudará na merenda escolar, pois tudo o que for produzido na horta será para abastecer a cozinha da escola, para ser feita uma merenda mais sortida, com mais qualidade".


Pamela Bernardo, 15 anos, do 1º ano do ensino fundamental, participa do projeto e auxilia o professor com algumas atividades, como regar as plantas diariamente, contribuindo para o desenvolvimento da horta na escola.

 

“É diferente. Antigamente não tinha nada nesse espaço, mas agora tudo está tão bonito, variado e cheio de cor. Eu pretendo me dedicar cada dia mais, ajudando os professores”, relatou a estudante.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.