25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
26/04/2017

Projeto cria mecanismo pedagógico de Aprendizagem em escolas municipais

Foto: Lton Santos / Rodemarques Abreu

A partir de um formulário, denominado ‘instrumento’, criado por uma equipe de técnicos da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed

Com objetivo de melhorar a qualidade de ensino em 100 unidades educacionais da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) criou o projeto ‘Aula Assistida’, que vai contribuir com a prática pedagógica do professor.

 

A ideia é que, durante as aulas, o pedagogo avalie e observe a metodologia adotada pelo professor em sala de aula e oriente naquilo que pode ser melhorado ou mantido.


Na tarde desta terça feira, 25/4, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), o projeto foi apresentado para pedagogos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Leste 2, Sul e Rural. Na quarta-feira, 26/4, e quinta feira, 27/4, a Semed reunirá os pedagogos das DDZs Centro Sul, Oeste, Leste 1 e Norte.

 

Veja também 

Especialistas dizem que aulas nas escolas deveriam começar às 8h30


A partir de um formulário, denominado ‘instrumento’, criado por uma equipe de técnicos da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, o pedagogo assistirá às aulas das turmas de 3º, 5º e 9º do Ensino Fundamental para avaliar a metodologia de ensino do professor, verificar pontos positivos e sugerir melhorias no repasse de conteúdos e forma de ensino.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


De acordo com a chefe da DEF, Suely da Silva a avaliação seguirá um cronograma criado pelas próprias unidades de ensino e pretende avaliar principalmente o repasse do conteúdo das disciplinas de língua portuguesa e matemática, tendo em vista a Prova Brasil que acontecerá em novembro deste ano.


“Neste processo estamos propondo que o pedagogo faça, no mínimo, duas visitas em sala de aula no 2º e 4º bimestre, a partir de um cronograma realizado com a equipe escolar. Vale ressaltar que o professor vai estar ciente do dia em que receberá a visita do pedagogo”, explicou.


A primeira etapa da aula assistida termina no fim do 2º bimestre. Após a primeira análise, as escolas enviarão um documento para a sua respectiva DDZ, contendo as avaliações dos pedagogos. Em seguida, um documento com as informações detalhadas será avaliado por técnicos da secretaria pra que sejam verificadas as mudanças a serem implantadas.


Para Antônia Nalva, pedagoga da Escola Municipal Ignês de Vasconcelos, a estratégia facilitará a atuação de todos os envolvidos no processo.


“Este mecanismo pedagógico é importante para o pedagogo ter caminhos para avaliar o trabalho do professor em sala de aula no primeiro momento e, em seguida, propor melhorias e possíveis intervenções para melhorar a aprendizagem”.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.