24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
21/06/2017

Projeto de autoria do vereador Dallas Filho quer proibir consumo de bebidas alcoólicas no transporte coletivo

Foto: Dicom / CMM

De acordo com o autor do projeto, o objetivo é proibir o consumo de bebidas alcoólicas em ônibus, micro-ônibus e táxi de Manaus, da mesma forma que acontece com os cigarros

O consumo de bebidas alcoólicas nos veículos do transporte coletivo de Manaus pode, em breve, ser proibido na capital. É o que prevê o projeto de lei n.º 186/17, de autoria do vereador Dallas Filho, que começou a tramitar nesta semana na Câmara Municipal de Manaus.


De acordo com o autor do projeto, o objetivo é proibir o consumo de bebidas alcoólicas em ônibus, micro-ônibus e táxi de Manaus, da mesma forma que acontece com os cigarros.

 

Veja também

Contas de 2016 de José Melo são aprovadas com ressalvas


"Conversei com dezenas de pessoas que diariamente usam transporte coletivo. Elas me disseram que é cada vez mais comum acontecer brigas envolvendo passageiros alcoolizados", afirmou o vereador Dallas Filho.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Foto: Dicom / CMM


Além de proibir o consumo de bebidas alcoólicas, o projeto de lei define regras e punição para quem desrespeitar a lei. "Quem desobedecer a lei será inicialmente advertido pelo motorista ou cobrador do ônibus", explica o vereador.

 

"Se houver persistência, o passageiros será convidado a sair do veículo. Se o problema não for resolvido, poderá ser solicitado apoio policial", acrescentou o vereador.


O projeto especifica a colocação de placas informativas nos veículos, avisando os passageiros sobre a proibição. As placas devem ser semelhantes às usadas com aviso de proibido fumar, que já existem nos coletivos.


O vereador Dallas lembra que há 30 anos era comum o passageiro fumar nos veículos do transporte coletivo. "Foi necessária a criação de uma lei na cidade de São Paulo para proibir o fumo em ônibus, trens e metrôs daquela cidade", ressalta o vereador.

 

"A partir daí, a lei foi copiada em diversas cidades e capitais do País, inclusive Manaus", acrescentou.


O projeto segue agora para análise das comissões técnicas da Câmara Municipal de Manaus.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.