20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
05/07/2015

Projeto do governo zera analfabetismo e reduz pena entre 213 presos em Maués

Foto: Divulgação / Secom

Os presidiários tinham três horas diárias de aulas e biblioteca para ajudar a reduzir pena

Vinte e oito presidiários, dos 213 que lotam a unidade prisional do município de Maués (a 365 quilômetros de Manaus), foram alfabetizados pelo programa Amazonas Alfabetizado, do Governo do Amazonas. O curso começou em setembro de 2014.


Além de aprender a ler e escrever, os participantes do curso ganham 90 dias a menos na pena de condenação que têm de cumprir. O diretor do presídio, Ademar Gruber, disse que o presídio agora não tem mais nenhum apenado que não saiba ler e escrever. “Isso ajuda muito nesse processo de recuperação. Frequentar a escola não ensina só português e matemática, mas ensina boas maneiras diante da sociedade”, disse.


Os presos tinham três horas diárias de aulas, das 14 às 17h, na biblioteca da unidade e funcionou como atividade complementar. “Nós não os tiramos do banho de sol, por exemplo. Demos a eles a chance de ocupar um tempo que estava vago, que eles não produziam nada”, afirmou Gruber.

 

 

A cada livro lido o preso pode reduzir pena em dez dias (Divulgação / Secom)

 


O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que mantém uma biblioteca no presídio com 2,5 mil livros em seu acervo, que são emprestados para os internos. A cada livro que empresta e depois prova que leu, o preso pode ter 10 dias diminuídos da condenação.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.