28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
13/07/2018

Protesto em frente ao Parlamento britânico usa balão do 'bebê Trump'

Foto: Andy Rain/Reuters/Direitos Reservados/Agência Brasil

O balão inflável foi erguido por um grupo de manifestantes e deve flutuar na praça do Parlamento

O balão gigante do "bebê Trump", usando fraldas e segurando um telefone celular, está sendo usado nesta sexta-feira (13) em frente ao Parlamento de Londres, como parte dos protestos pela primeira visita oficial ao Reino Unido do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.


O balão inflável foi erguido por um grupo de manifestantes e deve flutuar na praça do Parlamento, adjacente ao emblemático edifício neogótico, pelas próximas duas horas.

 

Veja também

Maconha deve levar a negócios bilionários no Canadá

 

Na Avenida Whitehall, onde está localizada a sede do Governo e vários ministérios, um robô da popular série britânica de ficção científica, Doctor Who, também andava com uma peruca loira, para alegria dos manifestantes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, defendeu hoje sua decisão de autorizar o voo do "bebê Trump", criticado pelos conservadores, afirmando que não é seu papel censurar ou determinar se um protesto "é de bom ou mau gosto".


O povo do Reino Unido como dos EUA iriam se "opor" a ideia de que "devemos deixar nossos direitos, privilégios e liberdades pois eles podem ofender um presidente" americano, acrescentou Khan, ao responder se seria grosseiro receber desta forma um presidente.


A visita de Trump e sua esposa, Melania, ao Reino Unido está sendo marcada por vários protestos, especialmente em Londres, cidade que o casal tenta evitar a todo custo a rejeição da população.


Mulheres e coletivos LGBT protestam contra visita de Trump


As mulheres e os coletivos LGBT reuniram nesta sexta-feira milhares de manifestantes que protestaram em Londres contra a visita oficial ao Reino Unido do presidente Donald Trump.


A plataforma Women's March London organizou a primeira das mobilizações convocadas neste dia na Regent's Street, no centro da capital britânica, e que terminará na praça do Parlamento, onde será lido um manifesto.

 

A organização convocante prevê a participação de até 50 mil pessoas neste ato contra as políticas e os comentários "machistas" e "homofóbicos" de Trump.

 

As forças da ordem esperam que, entre todas as convocações da cidade de Londres, cheguem a se concentrar até 100 mil pessoas.


Para a americana Sarah Cain, que vive no Reino Unido há 11 anos e que foi uma das primeiras presentes ao protesto, a visita de Trump "é aceitar como normal seu comportamento e não acredito que isso seja aceitável", afirmou.


"Queremos alçar a nossa voz de amor, positivismo e liberdade mais forte do que sua intolerância, ira e comportamento pueril", declarou à Agência EFE.


Outra das presentes, Eli Parmar - estabelecida em Londres, mas originária de Essex (leste da Inglaterra) -, afirmou à EFE que comparecia à manifestação porque é "contra tudo o que (Trump) representa".

 

"Contra separar as crianças de suas famílias, contra fechar as fronteiras, contra a transfobia, contra destruir o planeta", enumerou, afirmando que não queria que o Reino Unido acabasse como o país americano em um cenário depois do "brexit".


Ruth Hunt, diretora-executiva da organização Stonewall - que luta pelos direitos LGBT -, explicou que o protesto é necessário para assegurar que "o resfriado que percorre a América, não faça o Reino Unido pegar uma gripe".


"Uma das primeiras coisas que fez (após ser eleito) foi dizer que os transexuais não podiam servir no Exército. Nós sabemos que quando se começa a atacar os direitos LGBT, o resto das comunidades também serão vítimas, por isso que temos o dever de nos juntar e protestar".


Outra manifestante Nadia Bashara, que se deslocou desde o norte de Londres para o protesto, disse que a reunião é importante para "mostrar a nossos líderes que queremos um diálogo distinto para o século XXI".


"Ele não é o suficientemente bom para o momento presente, nós merecemos mais e o planeta merece mais".


A manifestação é uma das múltiplas convocadas contra o presidente americano, que chegou ontem ao Reino Unido e hoje se reúne com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e, posteriormente, com a rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres.

 

Agência Brasil

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.