19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/05/2018

Qual é o exercício físico mais indicado para quem tem labirintite?

Foto: Reprodução

O sedentarismo não faz bem para quem tem labirintite. (Foto: iS/iStock)

Quem sofre com a labirintite tem a sensação de que o mundo pode girar a qualquer momento especialmente após movimentos bruscos.

 

Por isso, é comum que o quadro provoque medo de se mexer e desperte questões como a colocada pela leitora Daniela Souza: qual atividade física é melhor entre quem tem esse problema?

 

Antes de tudo, é bom saber que o exercício ajuda a contornar a condição, que bagunça o funcionamento do labirinto, uma estrutura localizada no ouvido interno e que responde pela noção de posicionamento do corpo.

 

Veja também 
 
Novas fendas se abrem perto de vulcão no Havaí
 

'O labirinto é altamente influenciável por doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, que podem ser melhor controladas com a atividade física', aponta Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Inclusive, um dos tratamentos recomendados para alguns casos de labirintite é a reabilitação vestibular. Trata-se de um treinamento feito com exercícios específicos que visa devolver o equilíbrio ao labirinto.

 

Mas, para que qualquer estratégia do tipo dê certo, é preciso antes investigar a origem do problema e só então definir a melhor abordagem terapêutica.

 

Exercício seguro e benéfico contra labirintite


Para os sedentários, o ideal é começar aos poucos, com atividades leves que não exijam mudanças bruscas de posição.Vale uma caminhada na rua  não na esteira, que pode desafiar demais o equilíbrio  ou a bicicleta da academia, por exemplo.

 

'Com o tempo, o exercício ajuda a regular o labirinto e, aí, dá para testar outras práticas mais intensas', aponta Páblius Staduto Braga, médico do esporte e gestor do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho.

 

Na capital paulista. Respeitado esse tempo de adaptação, não há nada estritamente proibido. Mas é sempre bom ter um treinador por perto – e ele deve estar ciente da possibilidade de tontura para agir rapidamente diante de um imprevisto.

 

'A labirintite deve ser informada ao profissional que irá orientar o exercício até para evitar situações que estimulem o quadro', orienta Braga. Isso vale especialmente para práticas que envolvem viradas rápidas e posicionamento corporal menos tradicional.

 

'Só que, em alguns casos, dá para prever quando haverá o movimento e preparar o corpo para isso gradativamente', ensina Braga. Certos exercícios na musculação, treinos funcionais e pilates são bons exemplos.

 

Já em modalidades como as lutas, não dá para saber quando a cabeça terá que girar. Então a regra é progredir devagarinho e estar completamente livre de sintomas há algum tempo antes de subir no tatame.

 

Se o mal-estar der as caras mesmo assim, reduza a intensidade e aposte nas modalidades mais leves.

 

Só não deixe de se mexer. O corpo todo, inclusive o labirinto, agradecem. 

 

Saúde

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.