19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
05/03/2019

Rússia deixa tratado nuclear que foi marco do fim da Guerra Fria

Foto: Reprodução

Firmado entre os Estados Unidos e a União Soviética em 1987, o acordo foi um marco do fim da Guerra Fria

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que suspende a participação da Rússia no INF (sigla inglesa para Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário), um dos principais acordos de desarmamento nuclear da história, anunciou o Kremlin nesta segunda-feira, 4.


Firmado entre os Estados Unidos e a União Soviética em 1987, o acordo foi um marco do fim da Guerra Fria.


A Rússia já havia anunciado, no mês passado, que iria suspender sua participação no tratado depois que os Estados Unidos disseram que iriam se retirar do pacto sob o pretexto de violações russas ao acordo.


Veja também

Guaidó afirma que prendê-lo seria ‘um dos últimos erros’ de Maduro


A Rússia nega ter descumprido o tratado e tem afirmado que Washington quer romper sozinho com o acordo. Washington anunciou na sexta que sairia do INF (sigla em inglês para Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário) em seis meses, a menos que Moscou encerre o que considera violações do acordo. Putin ordenou a suspensão da Rússia até que os EUA parem de violar o tratado e instruiu o Ministério de Relações Exteriores russoa informar os signatários sobre a decisão, segundo o texto do decreto.


O INF levou à eliminação de 1.846 ogivas soviéticas e 846 americanas até 1991. Na prática, contudo, os dois países seguiram desenvolvendo armas com capacidades análogas às dos mísseis proibidos. Não só eles: vários países, incluindo a potência nuclear China, operam tais foguetes. ?


No dia 31 de janeiro, Washington anunciou que sairia do INF em seis meses, a menos que Moscou encerre o que considera violações do acordo.


Para os americanos, os russos violaram o combinado após testar o míssil de cruzeiro 9M729, de alcance estimado em 2.000 km, em 2015, e de tê-lo instalado perto de fronteiras europeias em 2017. O INF veta qualquer míssil com alcance entre 500 km e 5.500 km na região.

 

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que

suspende a participação da Rússia no INF (Foto: Reuters)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Na época, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, também acusou os Estados Unidos de violarem os termos do INF e de outros acordos armamentistas, como o tratado de não proliferação. ?

 

UOL

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.