19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/06/2017

Rede Municipal de Saúde busca integração no combate à mortalidade materna

Foto: Assessoria Semsa

A medida visa assegurar o acesso ao serviço e evitar que a gestante perambule em busca de atendimento no momento do parto

Como estratégia para reforçar o combate à mortalidade materna e infantil, assistentes sociais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e maternidades da Zona Sul de Manaus estão buscando maior integração na oferta de ações de serviço social.

 

O trabalho faz parte das ações de Vinculação ao Pré-Natal, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para fortalecer o vínculo das gestantes com os serviços de pré-natal, parto e puerpério (42 dias após o parto).

 

Veja também

FotoClube Lentes da Amazônia sobe em ranking da fotografia brasileira


A gerente do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), enfermeira Oriana Nascimento, explica que a Vinculação ao Pré-Natal representa um conjunto de ações que a gestante tem a oportunidade de conhecer, esclarecendo dúvidas e obtendo informações sobre normas, rotinas e procedimentos que devem ser seguidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Foto: Assessoria Semsa


“A ação procura estabelecer o vínculo entre a gestante e a maternidade onde deverá ser atendida durante o parto”, informa a gerente, explicando que as grávidas realizam o pré-natal nas UBSs e são encaminhadas para a maternidade de referência de acordo com a área geográfica de residência.

 

A medida visa assegurar o acesso ao serviço e evitar que a gestante perambule em busca de atendimento no momento do parto.


Na Zona Sul de Manaus, a vinculação acontece por meio do trabalho de 49 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de 16 UBSs, sob responsabilidade da Semsa, que encaminham as gestantes para visitas às duas maternidades de referência, a Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindú, administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).


De acordo com a responsável técnica pelo programa de Saúde da Mulher no Disa Sul, enfermeira Lúcia Marques de Freitas, na execução das ações de vinculação, a atuação das equipes de serviço social das Unidades Básicas de Saúde e das maternidades têm um papel essencial no acolhimento e acompanhamento nas ações de referência e contrarreferência, iniciando no atendimento no pré-natal e finalizando com o puerpério.


“Durante todo o processo de vinculação ao pré-natal, os profissionais de serviço social das UBSs e das maternidades têm a função de acompanhar a execução das ações, identificar problemas no processo e buscar soluções em parceria com os demais profissionais médicos e enfermeiros”, destaca Lúcia Freitas.


A metodologia do trabalho inclui a realização de encontros entre os profissionais de serviço social de acordo com a área de atuação das UBSs e maternidades.

 

A ação tem incluído ainda a equipe de assistentes sociais responsáveis pela Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (HumanizaSUS) e do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Disa Sul.


“É um momento em que os profissionais podem fortalecer o diálogo e estabelecer canais de comunicação para troca de informações e experiências. O objetivo é que, com uma melhor integração entre os serviços, as gestantes possam ter um acompanhamento muito mais ágil e eficiente”, afirma a enfermeira.


O Instituto da Mulher Dona Lindu, de acordo com a área geográfica de referência, mantém o vínculo com cinco UBSs e 18 equipes de Saúde da Família.

 

Já a maternidade Balbina Mestrinho é vinculada a 11 UBSs e 31 equipes da ESF. Em 2014, o número de gestantes que realizaram visita de vinculação as duas maternidades foi de 685, aumentando para 922 no ano de 2015.

 

No ano passado, de janeiro a outubro, o número foi 896 gestantes.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.