28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
21/11/2017

Refrigerante pode causar doenças como osteoporose e diabetes, afirma Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

Os “venenos” são: açúcar, sódio, gás e ácido fosfórico

Consumir refrigerante em cinco ou mais dias da semana já não é mais tão comum como há dez anos no país. Ainda assim, de acordo com a pesquisa divulgada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 16,5% dos entrevistados afirmaram ingerir regularmente a bebida, que pode provocar diversos problemas de saúde. Por isso, especialistas recomendam evitá-la.

 

— Não existe um limite tolerável para o consumo de refrigerante. A função do alimento é trazer nutrientes para o corpo, mas esta bebida é muito pobre em nutrientes. Se você vai beber, precisa saber que isto vai trazer danos para a sua saúde — alerta a nutróloga Alice Amaral.

 

Veja também 

Diretoria de Saúde da Aleam realiza exame de ultrassonografia prostática

 

E quem acha que beber refrigerante nas versões light ou diet é melhor está muito enganado. No lugar do açúcar, são usados adoçantes que também fazem mal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

— Os convencionais são ricos em açúcar, mas nos outros, por mais que os fabricantes não coloquem açúcar, são inseridos adoçantes, que aumentam a quantidade de sódio da bebida. Ambos são ruins, cada um a sua maneira — explica Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

 

Pior em crianças

 

Apesar de fazer mal para a saúde em todas as idades, nas crianças o refrigerante pode causar mais problemas, já que o organismo delas não está totalmente desenvolvido.

 

— Ofertar um refrigerante a criança cria nela um vício, pois a bebida é altamente carregada de açúcar. Além disso, o intestino dela não está preparado para receber a quantidade de gás existente no refrigerante, o que provoca distensão abdominal e altera o funcionamento intestinal — afirma o endocrinologista Pedro Assed.

 

Os refrigerantes de cola têm mais um agravante: podem provocar osteoporose.

 

— Eles têm uma substância chamada ácido fosfórico que impede a absorção de cálcio, favorecendo o aparecimento de osteoporose, e também têm cafeína, que prejudica a absorção de ferro — conta Alice.

 

Foto: Reprodução

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.