29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
14/01/2017

Renato Gaúcho: se for campeão da Libertadores, quero uma estátua em Ipanema

Foto: Marluci Martins

Renato Gaúcho:

A grama é também a praia de Renato Gaúcho. Na última terça-feira, penúltimo dia das férias, o treinador campeão da Copa do Brasil já se preparava para trocar o futevôlei de Ipanema pelo trabalho no Sul. O lazer agora dá lugar a um sonho: o título da Copa Libertadores.


Está acompanhando a situação do Maracanã, estádio onde você marcou o histórico gol de barriga?


Estou, sim. O governo tem que sentar com os quatro grandes clubes do Rio. Daqui a pouco, o Maracanã vai virar Cidade da Música. Os envolvidos têm que chegar a um acordo. Uma grande parte da história da minha vida está nesse estádio. Estive lá no Jogo das Estrelas (promovido por Zico). Parecia bonito, mas a gente sabe que está jogado às traças.

 

Foi você quem indicou Léo Moura para o Grêmio?


Sim. Ele jogou 37 partidas pelo Santa Cruz. Não é por acaso que foi titular do Flamengo por dez anos. Está com 38 anos, mas qual é o problema? O Zé Roberto foi campeão brasileiro com 42 anos. E jogando bem...


Léo Moura será titular? E vai jogar na lateral?


Ele não vai jogar duas vezes por semana. Vou revezá-lo com o Edílson. Vai jogar na lateral. Mas, se for preciso, vou usá-lo no meio. O grupo é muito jovem. Léo será importante também por sua experiência.


Qual é a sua expectativa em relação à Libertadores?


Vai depender muito do elenco. Recebemos propostas pelo Luan... É cedo para qualquer prognóstico. Aliás, dizem que o Grêmio pegou um grupo fraco. Não tem grupo fraco, gente. Vai jogar na altitude pra você ver como é... O Grêmio não é o Barcelona, o Real, o Bayern de Munique... E os caras (sul-americanos) dão a vida pela Libertadores. Mas, se eu ganhar a Libertadores, quero uma estátua em Ipanema.


O Grêmio já está providenciando sua estátua no Sul?


Vou cobrar... Claro, que vou. Por que não vai ter? Se alguém ali merece uma estátua, sou eu, né?


Arrepende-se de ter dito que “quem precisa aprender, estuda, vai pra Europa... E quem não precisa vai pra praia”?


Se a pessoa é ignorante, burra, não posso fazer nada. Tenho uma filha que queria ir para o Sul na véspera da final da Copa do Brasil, mas tinha uma prova. Eu não deixei. Quando falei isso, não me referi à escola. E não tenho nada contra os treinadores que foram e vão para a Europa. Mas pergunto: o que isso trouxe de diferente? Um advogado que vai para a Europa vai voltar sabendo mais do que alguém? Eu quero uma resposta: a viagem à Europa trouxe alguma coisa para algum treinador? Peguei o Grêmio a quatro pontos do rebaixamento, corrigi um bocado de coisas e fomos campeões da Copa do Brasil. Querem que eu fale bonito na televisão pra quê? Pro meu jogador não me entender?


Sua filha, Carol, virou mascote do Grêmio?


Gostam dela. No Jogo das Estrelas, o pessoal gritou: “Renato, sogrão!” Foi bacana, sem ofensa. Vou falar o quê? A menina é bonita mesmo. Protejo até certo ponto, mas ela não vai deixar de viver.


A Carol vai continuar entrando em campo mesmo após a polêmica invasão na semifinal da Copa do Brasil?


Vai, mas de credencial. Ela é minha filha, não é uma desconhecida. Qual treinador não quer ter sua filha por perto? Não estou peitando ninguém. A questão é que ela não me viu jogando. Quero que ela faça parte disso. Tem tanta mala dentro de campo, vão implicar com ela?


O futebol afasta você da praia. Já pensou em parar?


Gosto do futebol. Gosto de ser campeão. Vou correr atrás pra caramba para ganhar o Gaúcho. Fui campeão como jogador, quero ser campeão como treinador. Quero que você escreva: a praia, para mim, é um hobby. O Muricy gosta de pescar e ninguém nunca falou isso. Qual é o problema?


Por que escolheu passar férias em Ipanema?


Tenho casa também na Barra, mas prefiro Ipanema. Estou a 10 minutos da minha praia, do meu chope... Com a Lei Seca, prefiro me deslocar a pé. Meu carro tem só 3 mil quilômetros rodados, e estou com ele há quatro anos. Vou sair pra quê, se tenho tudo aqui? Nem gasto dinheiro. Minha vida é mais simples do que você imagina. Joguei uns dez jogos de futevôlei por dia nas férias. Não calcei sapato. Meu chinelo vivia enterrado na areia.


Posso fotografar você tomando chope?


Pode. Por que não?


Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.